Quanto custa sua mobilidade para você e para a sociedade?

Atualizado em 28 de julho de 2017
Mais em Bike

Queria fazer um investimento, que deve ser bom, porque todo mundo faz. Mas como eu nunca fiz, gostaria da opinião dos leitores. Trata-se de um valor considerável (pelo menos para mim). Terei que investir algo em torno de 70% do que eu consigo juntar por mês, abrir mão da escola dos meus filhos, também deixar de fazer viagens pessoais com a família, de ir a restaurantes e happy hours com os amigos. Todos em casa também deverão entrar numa dieta, porque vou ter que reduzir despesas com comida. Nada de plano de saúde e presentes de aniversários nos próximos 24 meses. Vou ainda ter que deixar o sonho da casa própria para depois, assim como os planos de estudar.  

Parece que quando você saca esse investimento, de cara perde 35% do valor que investiu. Dizem que o mercado é assim mesmo, mas ainda assim dizem que vale muito a pena. Uma questão importante é que você vai usa-lo apenas 5% do seu tempo de vida útil. Sim, ele tem vida útil! E como é um bem valioso, tenho que guarda-lo em segurança. Mas dizem que o importante é a satisfação que você tem com ele, porque a autoestima é tudo na vida. Aquela sensação de poder que só um bom investimento pode comprar, a sensação de liberdade, de realmente ser valorizado na vida. Disseram que eu iria me sentir o máximo.

Bem, estou seriamente tentado a fazer esse grande investimento da minha vida. Meu vizinho fez e ele parece bem sucedido. Depois ele ficou desempregado, mas ainda assim parecia muito importante. Mesmo depois que você saca o tal investimento para usar, parece que tem que continuar investindo. É preciso fazer seguro e pagar outras diversas taxas para conseguir manter o investimento.

Me disseram que a gente pega amor por ele, trata igual um filho. Bem, se é como um filho, a gente não deve pensar só em dinheiro, não é mesmo? Também me disseram que para ser bem sucedido tem que abrir mão das coisas desnecessárias. Chega uma hora na vida que você precisa pensar em você e em mais ninguém…

E aí ? Faço o tal investimento? Também disseram para eu não pensar muito…

De qualquer forma, é muito importante entender o nosso papel na sociedade. Que tipo de investimentos individuais fazemos quando precisamos nos deslocar, e o quanto eles vão impactar na vida coletiva, na nossa e na da cidade em que vivemos.