A próxima prova-alvo

Atualizado em 19 de dezembro de 2017
Mais em Corrida de Rua

Um dos maiores prazeres que tenho com a corrida é a sensação de ter um objetivo e uma meta. Isso nos faz sempre estarmos motivados nos treinos, focados, planejando e, por que não, sonhando.

Consigo materializar esse sentimento com a escolha de uma a três provas-objetivos-alvos por temporada.

São as provas-alvos que me movem. Esse objetivo não necessariamente precisa ter métricas de uma corrida de longa distância. O corredor pode ter como foco bater seu recorde pessoal na Milha, nos 5km ou mesmo na maratona. Pode ser que queira estrear em uma ultra após ter lastro e treino suficiente para tal. Pode ser que queira fazer sua primeira trail. Pode ser que queira estrear na maratona. Enfim, o corredor pode tudo – desde que a meta seja realista – e que treine para tal.

O planejamento para a prova-alvo é fundamental para seu sucesso e os ciclos de treinamento devem ser discutidos com seu treinador.

Estudar a prova-alvo em todos seus detalhes, conhecendo sua logística, estrutura de hidratação, percurso, altimetria, fatores ambientais e tudo que possa impactar no evento vai te dar confiança.

Caso o evento aconteça em outra cidade ou país, planejar a logística de viagem com antecedência como passagens, estadias e, claro, os fundos necessários para a viagem evita stress deixando o corredor só focado no principal: treinar.

Outro item são os cuidados com equipamentos. No asfalto saber o tênis que mais lhe caiu bem nos treinos e, se for possível correr com ele, vai evitar surpresas. Se for trail running começar a adquirir todos os itens obrigatórios (que não são poucos) torna o corredor mais comprometido e afeito com a competição.

O planejamento nada mais é que se antecipar para evitar surpresas, a base de comprometimento consigo mesmo e metas. Como diz o ditado: mais importante que a chegada é o caminhar.