Programe seu calendário de corridas para 2016

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Experts

É tempo de… programar o  calendário de corridas. Oi?! É incrível como está a velocidade de nossos meios de comunicação. Estamos em novembro e já tem organizadora de provas pedindo a minha inscrição para provas que ocorrerão em… março! Poxa, eu nem sai de férias.
Lembro quando as inscrições de prova abriam um mês antes de sua realização. Hoje, temos os “combos”, que garantem a sua inscrição para o circuito de corridas do ano inteiro.

Isso é a evolução de um esporte que só vem crescendo em participação, o que é ótimo para os treinadores que, sabendo das provas com antecedência, conseguem realizar um planejamento mais concreto e cuidadoso para seus atletas. No final, todos ganham.
E qual será a tendência nas corridas de 2016? Isso sim será interessante. Vejamos:

As provas de meia-maratona estão se consolidando e a tendência é que sejam cada vez maiores e presentes no calendário de corridas. Isso aconteceu nos países mais avançados, como os Estados Unidos. Porém, não se enganem: o que vemos é que o valor de mercado conta muito e provas desorganizadas, caras e sem atrativos motivacionais para os corredores tendem a ficarem no ostracismo.

Lentamente, o corredor brasileiro vai descobrindo a maratona como um próximo desafio. Esse ano, o brasileiro viajou mais para o exterior para realizar esse tipo de prova, segundo pesquisa da ATC (Associação de Treinadores de Corrida). De um lado, mostra uma tendência de interesse. De outro, mostra a fragilidade de um produto nacional bem feito. Hoje, temos a  Maratona de Porto Alegre   e a do  Rio de Janeiro  como destaques nacionais em organização e planejamento.

Os Circuitos estão cada vez mais consagrados:  Circuito das Estações  e Circuito Athenas e Track & Field são os mais badalados e a tendência é de continuar assim em 2016. Pessoalmente, faria alguns ajustes técnicos para melhorar a qualidade da prova, que é muito utilizada para treinos e tentativas de recordes pessoais.

Outras novidades vêm ganhando forma no cenário das corridas. Todas, com um apelo diferente e que, por incrível que pareça, com a última preocupação voltada à competitividade: “Corrida Rolling Stones”, “Star Wars”, “Vingadores” e outras surgem de uma tendência iniciada pela Night Run  e mostram que a diversão deve prevalecer sempre. As provas de obstáculos, como a  Bravus Race  e a “Xtreme Race” mostram que correr e vencer desafios também pode ser uma forma agradável de se superar.

Com isso tudo, podemos esperar muitas corridas bacanas e agradáveis para você se divertir, curtir um dia de atividade física saudável e até melhorar seu tempo.

Bons Treinos e até a próxima!!!