Prepare-se para o trabalho de base

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Experts

Quando acabam as férias, você volta para a sua rotina de trabalho e treinamentos e, de repente, dá de cara com um monte de exercícios e séries malucas, com subidas, descidas, abdominais, flexões, exercícios funcionais… uma loucura! É o tal trabalho de base.
Pode parecer insano, mas isso tudo faz parte de uma parte do treinamento, muito comum nesta época do ano, que chamamos de “Fase de Base”.

A “Fase de Base” constitui a primeira parte do ciclo de treinamento dos atletas que tem como objetivo uma prova específica e que pode acontecer a qualquer momento durante o ano. No caso dos atletas amadores, é consenso dos treinadores se utilizarem o trabalho de base nos meses de janeiro e início de fevereiro, realizando assim uma preparação mais adequada para o decorrer do ano.

Na “Fase de Base”, de uma forma geral, os atletas não são exigidos em sua performance. Porém, o condicionamento, alinhado ao fortalecimento e preparo articular e muscular é bastante utilizado. No trabalho de base rolam sessões de circuito, funcionais e corridas em locais e inclinações diferenciadas.

Nessa fase, também é muito comum os treinadores solicitarem a visita ao médico cardiologista para check-up, análise médica, realização de exames bioquímicos e fisiológicos com o objetivo de levantar parâmetros de treinamento. Também é comum a realização de testes de performance para que se tenha um “ponto de partida” para todo o trabalho de evolução possível do atleta.

Muitos profissionais tratam o trabalho de base como a mais importante do ano, por garantir todo o suporte para o seu sucesso. Eu acredito que ele realmente seja um bom estímulo de motivação para que se organize bem o ano esportivo e emocional e para que se definir compromissos com as áreas profissional, pessoal e familiar. Partindo daí, o ano é melhor absorvido e os resultados esportivos melhor saboreados.

Por isso, antes de iniciar seu ano de corrida, lembre-se de que todo projeto bem desenhado passa sempre por uma boa BASE!

Bons Treinos!