Praticar (corrida ou triathlon) sozinho

Atualizado em 04 de dezembro de 2014
Mais em Experts

Quem escolhe um esporte de endurance tem que aprender a treinar sozinho. E gostar. Não me esqueço de um amigo do meu pai cujo tempo máximo de corrida era de uma hora. E dizia não passar disso, por não aguentar ficar mais tempo consigo mesmo. Certamente, corria sempre sozinho, pois os amigos não deviam aguenta-lo por mais do que 15 minutos…

Corrida ou triathlon não são como tênis, em que o treino pode até envolver momentos solitários como saque ou paredão, mas normalmente se treina com um ou mais parceiros. São esportes individuais. Não que treinar com os amigos seja chato, muitíssimo pelo contrário. É uma das atividades mais prazerosas que conheço. No entanto, nem sempre os amigos vão treinar no mesmo horário ou ritmo que você pretende imprimir. Ou, então, você está viajando. Ou, está chovendo e eles ficaram com preguiça (azar deles!).

Não nego que uma das motivações de praticar esportes é o seu lado social. Além de diversas alegrias, o esporte me trouxe grandes amigos. Mas não dependo deles, nem eles de mim, para praticar. Dependemos de nós mesmos. Não podemos nos esquecer disso.