Os desafios da Mizuno Uphill Marathon

Atualizado em 15 de julho de 2016

Imagine uma prova de 42 km de distância, sendo que na largada a temperatura varia entre 20 a 25C e, na chegada, entre 5 e 10C, e onde ainda pode chover e ter ventos de até 100 km/h. Agora, imagine essa mesma prova com elevação de mais de 1.500m, sendo que a maior parte nos últimos 8 km. Para compensar, junte todos estes desafios com o visual da terceira serra mais bonita do mundo, a Serra do Rio do Rastro (SC). Esta é a Mizuno Uphill Marathon, a prova mais difícil do Brasil.

Neste ano, dos 600 participantes que largaram aproximadamente 25% não terminaram ou concluíram a prova após o tempo limite de 6 horas. A serra é linda e de noite cria visuais impressionantes mas, com aproximadamente 7 km, para o término da prova, fica impossível correr pelo desgaste prévio e o grau de inclinação altíssimo.
Se você ficou empolgado em ser um “ninja” (como são chamados os competidores que terminaram a prova) pense primeiro aonde uma prova como a Mizuno Uphill Marathon se encaixa no seu processo de evolução esportiva.
Primeiro faça uma análise do seu histórico em corridas. Já vou te orientando que se não fez sua primeira maratona desista dessa e espere ter mais experiência. Já fez alguma? Quantas? Você deve ter uma história vivida com a distância de 42 km diversificando as dificuldades para poder realizar uma projeção realista de como deverá realizar a Mizuno Uphill Marathon.

Não quero aqui menosprezar ninguém, muito pelo contrário. Quero que os eventos de corrida sejam um prazer e um desafio a vencer com aquele gostinho de trabalho bem feito. E não que você cruze a linha de chegada chorando de dor e se arrependendo de uma viagem longa e das dores que irão te acompanhar do pé da serra até a semana seguinte da prova.

Então, vamos lá! Veja aonde você está e o que ainda falta para ser um ninja!! Meia Maratona, umas cinco a seis está bom, maratonas em terreno plano, pelo menos duas, terreno misto (subidas e descidas) duas também, corridas no escuro e treinos em subidas… bastante!!! Disponibilidade de aproximadamente quatro meses para preparação, com suporte de exercícios de fortalecimento, nutrição, fisioterapia e treinos específicos no Pico do Jaraguá e outros percursos com subidas íngremes e constantes. Tem isso tudo? Pode tentar a sua inscrição!!!!

Bons treinos e até a próxima!!!