Objetivo sem foco não é nada

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Experts

“Uma razão para tão poucos de nós alcançarmos o que realmente queremos é que nunca dirigimos o nosso foco; nunca concentramos a nossa energia” – Tony Robbins

A palavra “FOCO” vem da ótica geométrica e significa “o ponto onde os raios de luz se convergem formando uma imagem”. No esporte, dizemos que “foco” é um ponto de concentração de energia para conquistar algum objetivo.

Quando iniciamos o ano e montamos nossa programação de treinos, a primeira coisa que pensamos é quais provas iremos participar, quais provas iremos melhorar nosso tempo, e se vamos realizar a primeira maratona. Porém, é comum observar pessoas que terminam o ano dizendo não ter conseguido seus objetivos porque “faltou tempo para treinar” ou “que o trabalho consumiu suas energias” – e sua programação foi desfeita.

As colocações expostas acima têm o objetivo de dizer que não adianta você sonhar e não fazer o máximo para ir ao encontro dele. É como se você desejasse um carro novo – mas gastasse todo o dinheiro destinado à sua compra.

Estamos no início do ano e é um momento muito importante para você montar seu planejamento. Mas, além de montá-lo, você deve também planejar as condições para a sua realização.

Imagine que o seu objetivo para 2016 será realizar uma maratona no segundo semestre. Além da inscrição na prova, você deve realizar um programa que conte com ações definidas para o período: para cada mês, para cada semana e para cada dia da semana. Seu treinador poderá ajuda-lo nesse processo.

Esta programação precisa respeitar a sua realidade de vida, mas também precisa conter todos os ingredientes que deem condições para o sucesso. O envolvimento de outros profissionais como treinadores, médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e massagistas ajudam muito na manutenção de sua rotina de treinamentos e é onde o foco passa a comandar todas as suas ações.

Na realidade, o foco nos treinamentos é apenas o resultado de uma boa programação, em um caminho previamente montado para que você sinta prazer e tranquilidade em colocar toda a sua energia em busca de seu objetivo.

A conquista deste objetivo pode não ser fácil – mas o prazer em desenvolver um projeto e ter foco na realização das sessões de treinamento faz com que o aprendizado traga frutos muito importantes para você utilizar em toda a sua vida.

Bons treinos!!!