O torcedor santista

Atualizado em 20 de setembro de 2016

É público e notório que nas competições estrangeiras, principalmente nas maratonas disputadas nos Estados Unidos e Europa, há um grande engajamento do público-torcedor ao longo de quase todo o percurso.

No Brasil, pouquíssimas corridas têm esse público incentivador. A São Silvestre até tem torcedor ao longo do percurso, mas, salvo um caso ou outro, é uma torcida protocolar que está ali mais para ver os corredores passarem do que dar um incentivo propriamente dito.

Um caso que me pareceu totalmente atípico é o da 10K Tribuna FM, prova disputada em Santos, litoral de São Paulo, neste último domingo. Como participei “puxando” uma estreante, largamos na última onda. Segui em um ritmo lento para meus padrões, o que me possibilitou ir curtindo.

O público não toma todo o percurso, como, por exemplo, acontece em Nova York, mas posso garantir que a cidade “compra” o evento. São famílias inteiras que levam suas cadeiras de praia esperando um parente, um amigo ou mesmo um desconhecido para dar um “Vamos!” ou um “Força!”.

Levam placas, levam cartazes, levam balas, levam palavras de incentivo, levam sua força até para ajudar os staffs a distribuir água. Academias colocam nas calçadas várias estações de treino, como bikes e esteiras, e seus alunos “correm” junto aos atletas inscritos. Enfim, a torcida leva energia positiva, o que para muitas pessoas é fator determinante para completar ou não um percurso.

Um dos mais inusitados ‘points’ foi uma placa que vi. “Churrasco a 100 metros!”, informava a escrita em vermelho. Não deu outra. Cerca de 100 metros depois, uma enorme churrasqueira lá pelo 7km estava instalada na calçada oferecendo a iguaria aos atletas. Se estivessem mais próximas uma da outra, seria um belo acompanhamento para a choppinho gelado que estava disponível na reta final da prova e era oferecido por uma torcida engajada.

Santos compra sua corrida e o público santista, mesmo sem correr, participa!