Maratona Uphill 2016: Programa Duplo "E"

Atualizado em 14 de julho de 2016
Mais em Corrida de Montanha

Em tempos de  Maratona Uphill 2016, que tem a próxima edição no dia 3 de Setembro de 2016 (a pré-inscrição vai até hoje), resolvi detalhar alguns pontos importantes a serem colocados dentro do planejamento macro até a prova.

Por mais que aparentemente a prova pareça distante, “pisque o olho” e você já estará largando na simpática cidade de Treviso, em direção a Serra do Rio do Rastro. Afinal, 12 meses passam voando. Por isso, o início da preparação começa já!

Um ponto importante antes de começar a explicar o Programa DUPLO “E” é deixar claro a minha opinião a respeito do “perfil de participantes” na Maratona Uphill. Tenho plena convicção por vários aspectos fisiológicos, psicológicos e pedagógicos analisados de uma forma ampla, que ela não é para estreantes e novatos. Parto do principio de que antes do corredor visar essa difícil Maratona, — principalmente, pelo acumulo de desnível altimétrico positivo (daí o nome “Up”) e dentro de um tempo limite de até 6h –, ele deve ter feito maratonas onde a dificuldade seja inicialmente “apenas” a distância. E nesse aspecto, cabe aos treinadores selecionarem bem os seus atletas para essa prova e à organização colocar algum tipo de “pré-requisito” no processo de inscrição, evitando a presença de estreantes em maratonas nessa seleta prova.

O Programa DUPLO “E” baseia-se em ESPECIFICIDADE & ESTRATÉGIA. Segue abaixo os tópicos direcionados a cada item:

* ESPECIFICIDADE

– Realizar provas de montanha de diferentes distâncias até o final do primeiro semestre do ano que vem;

– Realizar de uma a duas maratonas dentro desses 12 meses de preparação (preferencialmente, uma em cada semestre e com percursos variados);

– Realizar treinos intervalados na subida;

– Treinar caminhadas rápidas na subida;

– Treinar em períodos noturnos, utilizando o acessório da luz na cabeça;

– Colocar as principais subidas do seu percurso na parte final do treino longo;

– Realizar trabalhos variados intercalando caminhada x corrida na subida;

* ESTRATÉGIA

– Saiba da importância de tangenciar as curvas durante o percurso da prova;

– Divida o percurso da prova em quatro partes. Na primeira parte até o km 24, onde a variação altimétrica proporciona descidas e subidas gostosas de correr, fique atento à intensidade aplicada e reposição alimentar/hídrica. A segunda, dos km 24 ao km 35, onde teremos praticamente uma subida constante, que dá para correr e com curvas “barriga”: aplique um ritmo firme e constante. A prova “começa” nessa parte. A terceira do km 35 ao km 41: realize uma estratégia intercalando corrida e caminhada. Nessa parte, resistência à dor e força mental faz a diferença entre os futuros “ninjas”. E, para fechar, nos últimos 1.195 metros planos: VIBRE !! CURTA !! Afinal, você já venceu a Serra do Rio do Rastro !! Então, nessa reta final, VÁ COM TUDO ATÉ A CHEGADA !!

No ano que vem, ainda teremos as novidades das Provas de 25Km ( mais democrática sendo uma ótima opção para muitos atletas estrearem !!) e “Samurai” ( especifica para pouquíssimos atletas que serão selecionados, onde o desafio serão os 25Km pela manhã e os 42Km a noite).

Agora é torcer para ser sorteado e depois começarmos a preparação… BONS TREINOS A TODOS E VAMOS COM TUDO !!