DivulgaçãoFoto: Divulgação

A hora e a vez do Brasil no Mundial de trail running

Atualizado em 28 de outubro de 2016
Mais em Corrida de Montanha

Ano a ano, devagarinho, o Brasil vem ganhando terreno no cenário internacional de trail running. Fernanda Maciel, Manu Vilaseca, Fernando Nazário, Ernani Souza, Cesar Picinin e José Virgínio de Morais, além de muitos outros aletas, têm representado o país em provas internacionais de montanha nas mais diversas distâncias e sido frequentes visitantes dos pódios.

Neste domingo, 29 de outubro, pela primeira vez o Brasil terá uma delegação presente no Campeonato Mundial de trail running (Trail World Championship – TWC), que será realizado em Portugal. Estão confirmadas as participações de 302 atletas (172 homens e 130 mulheres) de 40 países. O TWC definirá os campeões do mundo, pelos próximos dois anos, em três categorias: masculino, feminino e por equipe.

Sob a supervisão técnica de Sidney Togumi, Lígia Almeida, Cyntia Terra, Ivan Pires, Chico Santos, Cléverson Del Secchi e Hamilton Miragaia disputarão os 85 km da prova cujo cenário é o belíssimo Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), localizado em uma região com relevo fortemente acidentado e declives acentuados. Serão 5.000 metros de desnível positivo.

Por reunir competidores de altíssimo nível, o TWC será uma ótima oportunidade para que se possa avaliar como o Brasil se insere no cenário internacional e o que é preciso fazer para que nossos atletas estejam cada vez mais presentes no lugar mais alto do pódio.