No exercício físico, suar é bom?

Atualizado em 15 de julho de 2016

Durante os exercícios físicos, parte da energia é utilizada pelos músculos e o restante é convertido em calor, que deverá ser dissipado para o meio externo através das glândulas sudoríparas. O suor, neste caso, que significa a perda de água e eletrólitos, devendo ser repostos, é um mecanismo utilizado pelo corpo para manter a temperatura corporal em níveis adequados, próximo aos 37ºC. Isso permite a manutenção e o funcionamento normal do corpo humano.

Não basta suar, é necessário que ocorra a evaporação do suor. As glândulas sudoríparas, localizadas abaixo da pele, são estimuladas e controladas pelo sistema nervoso. O conceito de que, se uma atividade física não estiver produzindo suor, não está ocorrendo a queima de calorias ou o exercício está sendo realizado de forma inadequada é equivocado, pois a sudorese está relacionada a diversos fatores, tais como: a temperatura; a umidade relativa do ar; a intensidade da atividade física; o nível de condicionamento; o estado de aclimatação; o sexo e as vestimentas utilizadas.

As roupas mais adequadas para as atividades físicas, por exemplo, são aquelas com tecidos mais leves, que propiciam melhor evaporação do suor e perda de calor. Importante frisar aos adeptos ao treinamento físico que a produção de calor não deverá ser induzida por meio de uso de roupas inadequadas para a prática da atividade como blusas de frio, roupas e sacos plásticos, entre outras, que podem acarretar a desidratação, a perda de rendimento, a hipertermia e as cãibras.

Lembrete: a correta hidratação (água ou bebidas esportivas/isotônicos) favorece a manutenção da temperatura ideal, reduzindo os riscos à saúde e permitindo a continuidade do exercício físico.

• Mcardle WD; Katch FI; Katch VL. Nutrição – Para o Desporto e Exercício. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan S.A., 2001.
• Weineck J. Biologia do Esporte. 7 ed. São Paulo: Manole, 2005.
• Carvalho T; Mara LS. Hidratação e Nutrição no Esporte. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 16(2), 144-148, 2010.