Exercício físico no calor – cuidados

Atualizado em 01 de julho de 2016

Como já apresentado no tema “No exercício físico, suar é bom?”, durante os exercícios físicos, parte da energia é utilizada pelos músculos e o restante é convertido em calor, que deverá ser dissipado para o meio externo através das glândulas sudoríparas. É o suor. Este é o mecanismo utilizado para manter a temperatura corporal em níveis adequados, próximo aos 37ºC. Isso permite a manutenção e o funcionamento normal do corpo humano, principalmente, durante os exercícios físicos. Neste caso, a perda de água e eletrólitos (sais minerais) no suor, deve ser repostos (Carvalho, Mara, 2010).

Mas essa dinâmica fisiológica precisa também de uma ajudinha. Durante os exercícios físicos é preciso haver hidratação, sob pena do mecanismo termorregulador tornar-se ineficiente. Perdendo-se água e sais minerais, há uma diminuição significativa no volume plasmático, aumentando assim a temperatura do corpo, por sua vez da frequência cardíaca e da pressão arterial. Mesmo uma leve desidratação pode aumentar o esforço cardiovascular. Isso compromete a perda de calor, necessária durante os exercícios, uma vez que limita, por exemplo, a transferência de sangue para a superfície da pele.

Agora no verão, o perigo é ainda maior, na medida em que o corpo ganha muito calor do meio ambiente, do vento quente, das superfícies quentes ao redor. Mesmo ao ar livre, correndo, por exemplo, em um asfalto, durante os dias ensolarados, o ganho de calor é significativamente maior e mais comprometedor, não só ao desempenho, mas também à saúde do indivíduo.

Nessa época do ano então, para se evitar possíveis complicações durante os exercícios físicos, tão importantes e necessários à saúde de todos, seria usar roupas leves e claras, protetor solar e muita hidratação. Que tal ingerir voluntariamente e por opção, antes, durante e após os exercícios, a água, a água de coco, os sucos de frutas e, para atividades com maiores cargas, as bebidas esportivas. Na temperatura que mais lhe agradar.

• Carvalho T, Mara LS. Hidratação e Nutrição no Esporte. Rev Bras Med Esporte, v.16, p.144-148, 2010.
• Machado-Moreira CA, Vimieiro-Gomes AC, Silami-Garcia E, Rodrigues LOC. Hidratação durante o exercício: a sede é suficiente? Rev Bras Med Esporte, Niterói , v.12, n. 6, 2006.