Equipamentos para crossfit: quando usar joelheiras e munhequeiras

Atualizado em 30 de agosto de 2018
Mais em Cross Training

Eu me considero uma pessoa e uma atleta em construção. Estou sempre me reinventando e aprendendo coisas novas, colocando em prática as dicas que recebo, informações que consigo nas minhas pesquisas e tudo serve pra me melhorar e, claro, melhorar também a minha performance. E como eu compartilho essa minha jornada nas redes sociais, recebo muitas mensagens com dúvidas sobre prática, acessórios e equipamentos para crossfit. Esse é o caso das joelheiras e munhequeiras. Então, vamos lá, quando usar?

Bom, o primeiro ponto a ser considerado, e o mais importante, é ter um profissional que possa te ajudar nos treinos, na sua rotina, na maneira de desenvolver o seu estilo pessoal de treino. Um fisioterapeuta, por exemplo. Aí, as chances de você errar ao usar alguns tipos de equipamentos para crossfit diminuem muito. No meu caso, por exemplo, tenho acompanhamento de fisio, que me ajuda a escolher e a entender quando cada elemento tem que entrar em cena.

 

 

E aí, o que aprendi e coloco em prática é:

  • Nunca usar joelheiras ou munhequeiras no aquecimento, no fortalecimento ou nos educativos. Elas servem para evitar sobrecarga nas articulações, então não são necessárias nessas etapas. Munhequeiras, por exemplo, são um tipo de órtese, ou seja, são usadas para imobilizar a região do punho e evitar esforços. Se usadas de forma incorreta, pode acarretar em dores, mesmo sem a presença de lesões.
  • A hora certa de apostar é quando a carga começa a pesar. Aí sim, é a hora de apoiar as articulações para evitar sobrecarga. Entram em cena as joelheiras e munhequeiras pelo tempo e para o uso corretos. O uso orientado é o melhor e inclusive pode ser que você tenha que ficar, especialmente com a munhequeira, um tempo depois para recuperar a área, dependendo do WOD realizado.

O lance é que os equipamentos para crossfit ajudam a manter a estabilidade de áreas que são mais sensíveis e que recebem mais peso. Ajudam muito a manter a saúde de joelhos e punhos e evitar lesões. Dá uma olhada lá nos meus destaques do Instagram, eu dou algumas dicas do que faço e funciona pra mim, mas lembrando sempre que cada pessoa tem as suas necessidades próprias e por isso o acompanhamento é tão importante.

Me fala se esse texto te ajudou e me manda suas dúvidas. Quem sabe minha experiência possa te ajudar!