Dicas para se “dar bem” na São Silvestre

Atualizado em 01 de julho de 2016

No próximo dia 31, o Brasil estará correndo a São Silvestre, que com mais alguns pequenos ajustes no percurso, comemorará seus 90 anos de vida.

Pensando neste grande evento resolvi montar, para nossos leitores, algumas dicas que ajudarão em uma boa participação na prova e assim, fechar o ano esportivo com “chave de ouro”! Segue abaixo:

“O FURÃO” – Se você pretende correr mais tranquilo e não sofrer com o “para e corre” deve se posicionar na largada bem cedo. Se chegar próximo das 9 horas (horário de largada da elite masculina e público geral) vai ter que dar uma de “furão” ou ter muita paciência para passar a linha de largada. A média de tempo gasto do som da sirene de largada até a passagem do último corredor é de aproximadamente 35 minutos.

“O APRESSADINHO” – A São Silvestre é uma prova muito técnica onde o corredor deve dosar muito bem seu desgaste durante o percurso, para não andar na subida da Brigadeiro Luiz Antonio. Se você observar a altimetria da prova ela tem o formato de um “U” iniciando na Paulista, descendo para a região da Barra Funda e Centro para depois subir para a Paulista, novamente. O atleta menos experiente ou emocionado com o evento acaba por acelerar o ritmo na descida da Avenida Pacaembu gerando um desgaste precoce do organismo e levando a um desequilíbrio fisiológico e fadiga antes do termino da prova. Sendo assim, calma, ritmo bem dosado até o “pé” da Brigadeiro para depois acelerar!!!

“AQUAMEN” – Acredito que a São Silvestre seja a prova onde exista o maior número de corredores participando sem inscrição no Brasil. Infelizmente, esse mal hábito do brasileiro atrapalha qualquer organizadora de prova em sua programação de quantidade de água a ser distribuída. Estou dizendo isso porque, dependendo de seu ritmo, pode ser que não encontre agua no posto de hidratação. Minha dica é sair sempre bem hidratado para a corrida e durante o percurso pegar sempre dois copos, um para beber e o outro para guardar, se no próximo posto encontrar água devolva o copo da mão (já deve estar quente) e pegue outro fresco.

“O CONCENTRADO” – Se existe um ponto na Corrida de São Silvestre onde você precisa se concentrar este lugar é a subida da Avenida Brigadeiro Luis Antonio. Você terá, aproximadamente, 2 km de concentração total (do km 12,5 ao km 14,5) para fazer valer sua força de vontade e sair vitorioso desta prova. Uma boa dica: foque sua visão em um ponto no alto da avenida, diminua o tamanho de sua passada, incline levemente o tronco para frente e concentre-se, fale com você, coisas boas, motive-se e vamos em frente!!!

“O AGRADECIDO” – Nos últimos 500m de prova você encontra a tradicional Avenida Paulista, e nela, a dica é agradecer o ano que termina por proporcionar a saúde necessária para você concluir mais um objetivo e garantir bons ares e muita alegria para 2015!!!
Um grande abraço a todos e até a próxima!!!