Sobre dar o melhor de si (no esporte e na vida)

Atualizado em 27 de março de 2019
Mais em Cross Training

Sabe aqueles conceitos que existem para nos ajudar e que, na verdade, acabam nos causam ansiedade e sofrimento? Pois “dar o melhor de si” é um deles. Quem aí já saiu de um WOD com a sensação de não ter dado o melhor de si, simplesmente por não ter atingido as melhores metas do dia? Pois é disso que eu estou falando. Vamos questionar juntos: o que é, afinal, “dar o melhor de si”?

 

 

“Dar o melhor de si” pode ser um conceito tão subjetivo quanto a vida. Eu posso ter dado o melhor de mim e, ainda assim, sair péssima de uma situação. Ou eu posso ter alcançado resultados incríveis em algo a que me propus e, mesmo assim, ficar com uma sensação de que eu poderia ter me entregado mais. Você consegue entender essa diferença? O que é “dar o melhor de si”? Dar o seu melhor e atingir metas e resultados não é uma equação direta, não necessariamente são as mesmas coisas.

Ao longo do tempo e da troca de experiência no box, é muito natural ver a galera confundir esses dois conceitos. Eu mesma fui refém disso e sou muitas vezes ainda, RS! A questão é que bagunçar isso gera situações de ansiedade ou baixo astral, que são tão prejudiciais quanto desnecessários. Até porque, como sabemos, tudo nos ensina, inclusive o melhor e o pior resultado, certo? Então tem gente se sentindo perdida, sim. “Não consegui atingir a meta, então não dei o melhor de mim”. Será?

Como eu falei lá em cima, tem vezes que a gente não atinge meta nenhuma, mas sabe que deu o melhor de si naquele dia, até porque não somos iguais todos os dias, nossa energia não é a mesma todos os dias e os WODS… mudam todos os dias. Sabe quando a gente fica feliz mas com aquela interrogaçãozinha no fundo do peito, que fala: “e se eu tivesse ido um pouco além”?

São duas faces da mesma moeda: a do autoconhecimento, que se não for bem empregada, vira uma confusão danada dentro da gente. E, então, fica a pergunta: como podemos saber que demos nosso melhor, independente de qual foi o resultado?

Para mim, uma das melhores maneiras de fazer isso é saber a intenção do treino do dia, entender por que eu estou treinando. Qual é o resultado que eu quero naquele dia? Melhorar minha respiração? Fazer um número x de repetições sem quebrar com qualidade? Me divertir? Me permitir ir além da estratégia e ver o que acontece? Quando colocamos um objetivo concreto, fica muito mais fácil saber se atingimos esse objetivo, se demos nosso melhor. Com metas claras não há cobrança inadequada, entende?

E isso funciona, especialmente, para quando ainda não temos resultados incríveis, quando ainda não podemos nos comparar com grande metas.

Então, as dicas são:

  1. Crie objetivos reais para o seu dia em cima de metas que você sabe que consegue atingir;

  2. Procure formas de dissociar sua sensação de dever cumprido de resultado. Deixe para vincular os dois quando seu treino já for consistente ou para quando você já se conhecer dentro daquelas combinações do WOD;

  3. Se compare com você mesmo. Melhorei meu desempenho em comparação com meu próprio resultado de ontem? O que estou aprendendo com isso tudo?

A questão de criar objetivos e saber se deu o melhor de si parte de se ter autoconhecimento. De entender seus reais motivos de treino e criar formas de mensurar. É saúde? Então perceba se está dormindo melhor, se tem mais disposição. É estética? Então veja como está seu corpo, seu peso, suas medidas. É performance? Estipule metas reais e vá atrás delas.

Uma dica final e muito importante: alegria é sempre um indicativo de que as coisas estão indo por um bom caminho. Cuide para que treinar seja um momento ótimo do seu dia. Acredite, será bem mais fácil “dar o melhor de si” assim.

QUIZ: sim ou não no treino

  • Você sabe qual é seu objetivo de treino?
  • Você avalia seu resultado conforme seu objetivo de treino?
  • Você sempre termina achando que podia ter sido melhor?
  • Você fica realmente satisfeito com seu treino?

QUIZ: sim ou não na vida

  • Você tem consciência do que está realizando, hoje?
  • O que você faz te faz feliz?
  • Você sente que dá o melhor de si em tudo que faz?
  • Você termina seu dia achando que poderia ter se entregado mais?