Dá para correr, sim, no frio

Atualizado em 04 de setembro de 2014
Mais em Experts

Se você é o tipo de pessoa que fica com medo de treinar no frio, ou apenas sofre nesta época do ano para manter seu treinamento em dia, saiba que estar devidamente agasalhado faz seu treino ser agradável e eficiente.

Use sempre algumas camadas de roupa para se aquecer. Ou seja, comece pela sua camiseta de corrida que pode ser de manga curta ou longa, vista a seguir um casaco justinho e térmico (por exemplo, um fleece) e, em cima disso, um casaco mais pesado (ex.: um goretex).Um par de luvas é uma excelente solução para os dias mais frios, pois aquecendo suas extremidades (mãos e pés), você estará melhor protegido.

A quantidade de agasalhos será proporcional à intensidade do frio. No entanto, à medida que seu corpo aquecer, você deve retirá-los, gradativamente, e sem medo. Isso porque durante o esforço físico o seu corpo consegue se manter aquecido.

Agora, atenção porque logo depois do final do treino nosso sistema imunológico fica mais vulnerável e, portanto, é imprescindível que você tenha uma camiseta seca, para trocá-la, imediatamente, após o seu treino. Dessa forma, você não vai permitir que seu corpo resfrie com a temperatura ambiente em contato com o suor do seu exercício.Quanto mais frio, mais tempo seu corpo demora para aquecer e,  portanto, aquecimento prolongado é necessário para prevenir lesões em caso de treinamento intenso.

Nos dias secos, característica do inverno Paulista, uma caraminhola extra de água é fundamental, para evitar rachaduras nos lábios e irritação em suas vias respiratórias. Ou seja, o inverno não induz a ingestão de líquidos, mas nosso corpo precisa de água. Muita atenção nisto.

Bons treinos!