Cuidando dos pés judiados pela corrida

Atualizado em 23 de julho de 2020
Mais em Corrida de Montanha

Bolhas, escoriações doloridas na base dos pés e calcanhares, unhas roxas ou perdidas são alguns dos “pedágios” a serem pagos pelos pés dos corredores de montanha. E pelos de asfalto também. O corredor de aventura Rafael Campos fez uma lista de cuidados com os pés muito úteis para corredores antes e durante uma prova.

Cuidados com os pés

  • Consultar uma podóloga para eliminar calosidades, excessos de pele e acertar o corte das unhas;
  • Antes da prova, cobrir toda a área dos pés com hipoglós, bepantol ou cremes antiatrito;
  • Pontos sensíveis que costumam ficar doloridos pela fricção devem ser protegidos com micropore, incluindo as pontas dos dedos;
  • Treinar com os tênis que serão utilizados a prova e simulando as mesmas condições do percurso: terreno íngreme, irregular e longas descidas;
  • Treinar também com as meias, que devem ser confortáveis e fabricadas com um tecido de qualidade. Verificar se elas não machucam as pontas dos dedos, comprimem demais os pés ou “enrugam” dentro do tênis;
  • Durante a prova evitar ao máximo molhar os pés. Se for inevitável, a recomendação é tentar molhar apenas um.
  • Mas, e se nem assim a bolha deu uma trégua? Se ela for pequena, mas estiver cheia de líquido, vale apenas protegê-la com micropore.

Entretanto, se ela está enorme e corre o risco de estourar no trajeto é importante drenar o volume de líquido utilizando agulha e linha, preservando ao máximo a pele que deve ser protegida na sequência com micropore ou second skin.

Livro conta tudo

Vítima contumaz que sou desses flagelos, não resisti em dar uma espiada no livro “Fixing Your Feet”, de John Vonhof, ultramaratonista e especialista em pés há 27 anos.

A proposta da publicação é fornecer dicas práticas sobre como cuidar bem deles e dos machucados causados pela corrida. O bacana é que para cada problema são oferecidas várias soluções. O livro pode ser adquirido na Amazon em versão impressa ou digital. John Vonhof mantém também um blog sobre o tema. Para conhecê-lo clique aqui.