Crossfit: o papel do “judge” em competições

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Cross Training

Era uma vez um namorado, amigo, um parente, um praticante recente de MMT (Mixed Modalities Training), enfim: qualquer um que acabou de alguma forma indo parar na plateia de um campeonato. Creio que as perguntas que se passaram em suas cabeças foram as mesmas: “O que eles estão fazendo? Isso é uma competição? Quem está ganhando?”

Não se preocupam estou aqui para te ajudar! 🙂

Em primeiro lugar: eles estão praticando o que tem se chamado de MMT, modalidade que consiste em buscar o melhor condicionamento físico geral. Para isso, os praticantes treinam diversos tipos de programas e modalidades. Os movimentos são compostos basicamente de esportes como Ginástica Artística, Levantamento de Peso Olímpico e Endurance (Natação, Corrida e Remo indoor, por exemplo).

Como eles competem? Calma: a coisa é mais simples do que parece. Existem diversas formas de se avaliar e quantificar o condicionamento de um indivíduo com o objetivo de se estabelecer uma comparação (ou seja, competir).

O torneio é dividido em diversas provas. As mais comuns são as “FOR TIME”, que é muito semelhante a uma corrida. O atleta deve executar a série proposta pela prova o mais rápido possível. Os mais rápidos são os melhores. Outro tipo comum de prova são os “AMRAP” (As Many Repetitions As Possible): nesse caso, os atletas têm um tempo definido para executar o máximo de repetições de um exercício ou de série proposta. Uma repetição vale um ponto.

Existem diversas de outras formas e provas bem interessantes em equipe, como teste de RM (Repetição Máxima) e calorias gastas, mas prometo me aprofundar mais no assunto em breve.

“Ok, Cesinha. Mas quem garante que todo mundo está executando os movimentos corretamente? Afinal, a competição tem que ser igual pra todo mundo!”

Claro. E este é um dos momentos mais importantes da competição.

“Oi, prazer. Sou o Cesinha e serei seu juiz!” Geralmente começo me apresentando assim. Sim: todo atleta ou equipe possui um juiz que tem como trabalho avaliar os movimentos e contar as repetições válidas. Não é fácil – e falarei mais sobre isso em breve!

Voltando as perguntas principais: “afinal, quem está ganhando?” Essa costuma ser fácil. Em uma prova “FOR TIME”, vence o atleta/equipe que terminou o período mais rápido. Em uma prova “AMRAP”, leva quem tem a maior quantidade de repetições válidas.

Mas as competições são divididas por baterias, então nem sempre o campeão da bateria é o campeão da categoria. Esse campeão geral é divulgado ao final de cada categoria.

Espero que tenha ajudado com esse guia rápido sobre competições! Nos veremos em breve, com mais conteúdo sobre arbitragem e MMT!