Corrida de 10 km: da preparação ao desempenho

Atualizado em 01 de julho de 2016

Todo corredor, quando inicia sua participação, alguns em uma corrida de 10 km passa por algumas fases interessantes na rotina esportiva:

• Fase da adaptação: quando o objetivo é terminar bem, sem o compromisso de fazer tempo;

• Fase da experiência: quando tentamos melhorar a prova como um todo e ter uma melhor adaptação à distância;

• Fase da performance: quando já passamos pelas fases acima e a melhoria depende de um processo de treinamento mais apurado.

No caso da corrida de 10 km, o primeiro desafio a ser colocado é o de realizar a prova abaixo de uma hora, pois o ritmo de seis minutos para cada quilômetro é considerado mediano e atingível. Após esta conquista, podemos pensar em melhorar cada vez mais o dia a dia de treinamento, para atingir resultados mais alinhados com o esforço máximo.

Uma corrida de 10 km bem executada passa por preparos nutricionais, emocionais e de suplementação que — bem combinados — diminuem o estresse, o desgaste, e garantem uma satisfação emocional pela realização de um trabalho bem sucedido.

Um café da manhã leve e a base de carboidratos, a ingestão de gel 15 minutos antes da largada da corrida de 10 km, a utilização de água de forma equilibrada para uma perfeita concentração, foco e a mentalização são importantíssimos para que o atleta tire o seu máximo do desempenho no momento da prova.

O treinamento é determinante para melhoria de sua performance. Porém, esses pequenos detalhes fazem, realmente, a diferença e evitam que a realização de seu sonho na corrida de 10 km se perca nos últimos instantes da prova.

Um grande abraço e até a próxima!!!