Experts

Como o ciclo menstrual influencia no rendimento dos treinos

Ainda falando sobre o feminino no esporte, achei interessante trazer um assunto que gerou uma certa polêmica lá no meu perfil do Instagram há alguns dias. E quando é que o ciclo menstrual não gera polêmica, né, gente? Que mina treina normalmente o mês todo? Eu aposto que nenhuma! E o que a gente precisa é falar mais sobre o assunto e tornar isso menos tabu. Quem topa?

É mega normal dar uma baixada no rendimento na semana da menstruação, não é mesmo? Comigo acontece de ter que adaptar o treino, pegar um pouco mais leve, e isso já me preocupou muito quando a performance tava sozinha lá no topo das prioridades. Então, minha busca passou a ser por equilíbrio e ele também tem a ver com se conhecer e se respeitar. Quem aí nunca saiu down de um treino porque não conseguiu dar tudo de si e era só uma questão de adaptação?

Pra gente entender realmente do que estamos falando, eu dei uma pesquisada nas fases do ciclo menstrual e cada uma delas tem as suas peculiaridades. Entender isso é vida! Dá outro direcionamento para os treinos.

Rendimento dos treinos durante o ciclo menstrual

Na menstruação propriamente dita

Para cada mulher, ela dura um tempo de sangramento. É quando começamos a produzir o estrogênio, totalmente associado à produção e ação da serotonina, que regula sono, humor, apetite. A equação é simples: ainda temos pouco estrogênio no organismo, ou seja, estamos mais caidinhas, né? Uma coisa boa aqui: pegar um pouco mais leve. Sim, se permitir entender o momento e que você talvez não vá estar com aquele gás todo e tudo bem. Não precisa parar, mas pode adaptar.

No período pós-menstrual

Aqui é A FASE do mês para a maioria de nós. Aumento na produção de estrogênio e maior liberação de noradrenalina, que aumenta a motivação e melhoram o desempenho nas atividades físicas. Aqui é a hora de investir nos treinos pesados, ganhar resistência, velocidade, força.

Na fase ovulatória

Nosso período fértil, quando há uma leve queda na capacidade de força e coordenação, nada preocupante, mas é preciso, de novo, prestar atenção em como seu corpo responde. A produção de estrogênio cai e há aumento da progesterona. Com a adaptação do corpo, em poucos dias, a vitalidade volta ao normal (ufa).

Na fase luteínica

Também conhecida por ser a que antecede a menstruação e quando pode ocorrer a Tensão Pré-Menstrual (TPM). Aqui, o foco é a queda na produção de progesterona, caso não ocorra fecundação do óvulo e, por isso, pode ocorrer aumento de fadiga física, e alteração nervosa, com redução de desempenho nos treinos.

Vamos falar de TPM?

Com maior ou menor intensidade, ela acontece para quase todas nós durante o ciclo menstrual. Aí, apesar da vontade de jogar tudo para o alto, a prática de exercícios aumenta o nível de neurotransmissores como a noradrenalina, a serotonina e a dopamina, que produzem uma sensação de relaxamento e bem-estar, ou seja, é um remédio natural! Se puder, não pare os treinos. Como eu já mencionei, adaptação é tudo!

Se conhecer é o ponto de partida para treinar melhor o mês todo. Então:

    1. Se estiver com a recuperação mais lenta, faça um treino mais leve, se alongue, durma um pouco mais, tente ingerir alimentos bem nutritivos e anti-inflamatórios;

    2. Se sentir que está com gás, aumente o ritmo, amplie a carga, foque no que precisa dar mais resultado naquela semana;

    3. Se treinar e o resultado não for satisfatório para você, observe sua fase do mês. Pode ser que aí esteja a resposta e você pode parar de se cobrar, não é mesmo?

Ah, e tente sempre treinar de forma inteligente: foque no que é possível fazer, no que é essencial, observe se o corpo pode ir além. Busque equilíbrio e autoconhecimento. Seu rendimento, e sua performance, vão agradecer.

Vou trazer outras dicas sobre o assunto… Aguardem!

Fernanda Surian

Professora de inglês e português para estrangeiros, competidora de crossfit, apaixonada por viajar, escrever e compartilhar. Vivendo e aprendendo cada vez mais sobre performance para uma vida mais plena e feliz.

Share
Published by
Fernanda Surian

Recent Posts

6 erros comuns na hora de comprar um tênis de corrida

Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…

8 horas ago

Evento esportivo para crianças recebeu milhares em Brasília no sábado!

Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…

4 dias ago

3 exercícios de fortalecimento do core que ajudam na corrida

Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…

1 semana ago

MOV: Família em Movimento chega a Brasília no sábado!

Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…

1 semana ago

Circuito Banco do Brasil de Corrida: esporte em família em São Paulo!

A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…

2 semanas ago

Circuito Banco do Brasil de Corrida terá etapa em São Paulo no domingo!

A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…

2 semanas ago