Categories: Experts

Bolhas e assaduras: obstáculos em treinos e provas

Quando nos deparamos com o inconveniente de bolhas e assaduras nos pés, seja em treinos ou provas, o primeiro culpado que elegemos pelo surgimento delas é o tênis. Em momento algum, dividimos a culpa disso com os tipos de meias que usamos. Como  já escrevi em um post anterior, talvez, as meias possam gerar o aparecimento de bolhas durante treinos e provas. Principalmente, as fabricadas em 100% algodão ou com alta composição desse material, pois absorvem maior umidade, calor e causam maior atrito nos pés quando molhadas por acumulo de suor. Porém, isso não é uma regra. Existem corredores que não tem problemas em utilizar meias de algodão e, também, há casos onde mesmo utilizando as meias de poliamida (com pouca absorção de umidade) as bolhas acabam surgindo.

Outro problema são as assaduras, mais presentes entre os que optam por correr com tênis sem meia. Isso, principalmente, entre os triatletas amadores que não utilizam meias em provas de short triathlon e triathlon olímpico, em virtude da rápida transição que fazem da natação para o ciclismo e do ciclismo para a corrida. Nesse caso, as assaduras ocorrem por causa do atrito dos pés com os locais de costura interna do tênis, saindo inclusive parte da pele. Atualmente, diversas marcas estão reduzindo as costuras internas, para gerar maior conforto e menos problemas desse tipo aos corredores e triatletas.

Para as duas situações (bolhas e assaduras), é possível minimizá-las com a utilização de cremes anti-atrito. Para quem utiliza meia, basta fazer a aplicação do creme nos pés, entre os dedos e na região da sola, onde normalmente podem aparecer as bolhas. Para corredores e triatletas que utilizam os tênis sem meia, o creme é aplicado em maior camada, nos locais internos de costura, reduzindo consideravelmente as irritações.

Aqui no Brasil, alguns atletas utilizam a vaselina vendida em farmácias. Hoje, já é possível encontrar cremes específicos para a redução de bolhas e assaduras, que não possuem na composição química elementos que podem gerar alergias. A Safe Runners é uma marca nacional que desenvolve produtos específicos relacionados às bolhas e assaduras para corredores. E o importado o Body Glide é o produto mais utilizado entre corredores e triatletas em todo o mundo, além de diversas outras marcas existentes no mercado lá fora.

Para aqueles corredores que já tentaram trocar de modelos de meias e tênis, porém ainda não tiveram experiência com algum creme anti-atrito, vale a pena um teste.

Bons treinos!

Rodrigo Roehniss

Graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão em Marketing Esportivo, Rodrigo Roehniss é especialista em tênis de corrida, além de prestar consultoria sobre o universo de produtos de running e triathlon. Também trabalha com atletas profissionais. Aqui, analisa produtos que fascinam corredores e triatletas.

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

3 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

3 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago