Beterraba e seus benefícios para quem se exercita

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Experts

E artigos científicos não param de chegar, associando os benefícios desse suco na prática da atividade física e em hipertensos. Isso se deve ao alto conteúdo de uma substância chamada nitrato, que é convertido em seu corpo a nitrito, e o mesmo, a óxido nítrico: um caminho metabólico que pode ajudar a melhorar o efeito PUMP muscular (carreando mais nutrientes pra dentro da musculatura, ajudando na nutrição e eliminação de toxinas), e de vasos, melhorando a capacidade em gerar em energia, melhorando a eficiência do corpo em utilizar o oxigênio.

Por isso, alguns trabalhos comprovam que tomando suco de beterraba, treina-se mais e com mais eficiência, e a recuperação entre sessões pode ser otimizada.

Além disso, o suco de beterraba pode ajudar a controlar a pressão arterial, além de ser uma excelente fonte de betacaroteno, um potente antioxidante em nossas células, e que é convertido em vitamina A no corpo, ajudando na imunidade, saúde de peles, olhos e muitas outras funções!

Espinafre também é fonte de nitrato, e pode dar efeito que a beterraba mostra nos estudos. Porém, vá com calma: beber suco de beterraba demais pode levar a diarreia e dores abdominais. Por isso, consulte sempre seu Nutricionista antes de incluir algo em sua dieta.

Referências bibliográficas: Nitrate supplementation’s improvement of 10-km time-trial performance in trained cyclists Dietary nitrate reduces muscle metabolic perturbation and improves exercise tolerance in hypoxia Dietary nitrate supplementation enhances muscle contractile efficiency during knee-extensor exercise in humans.