Barrinhas Low Carb: você ainda vai comer uma

Atualizado em 18 de setembro de 2014
Mais em Experts

As barrinhas de proteína low carb, são barras nutricionais, onde a composição engloba proteína, carboidratos e gordura. A quantidade de proteína para este tipo de alimento deve ser maior do que a quantidade de carboidrato. Muitas pessoas ficam confusas ao acreditar que as barrinhas de proteína só contêm… …proteína. Mas não existe nenhuma barrinha só de proteína. Sempre haverá uma quantidade de carboidrato. O que pode mudar é o percentual de carbo e proteína. Existem barrinhas com quantidades equivalentes de proteína e carboidrato. Outras, com mais carboidrato do que proteína e as low carb, que tem uma quantidade de proteína maior do que a de carboidrato.

Porém, ter mais proteína e menos carboidrato não significa que nutricionalmente a barrinha é boa. Tem, sempre, que ser analisado qual o tipo de proteína e carboidrato utilizado e a ordem que aparecem na composição nutricional. Não basta ver apenas o valor calórico, quantidades de carboidrato e de proteína. Você tem que reparar no tipo de carboidrato utilizado, e qual proteína foi inserida na barrinha. Muitas vezes, é colocado glucose de milho, frutose, maltodextrina nas barras de proteína associado ao leite em pó e uma quantidade bem baixa de proteína de qualidade. Por este motivo, o importante é ver a composição nutricional.

Uma barra de qualidade tem que ter em média de 16-20g de proteína, em torno de 2-9g de carboidrato, e na sua composição este carboidrato deve ser proveniente de fibras. E as proteínas devem ser um mix das de rápida absorção e de lenta, como whey protein isolado, concentrado e albumina.

Ana Paula Martins
Nutricionista Esportiva Funcional
CRN22387
Equipe Priscila Di Ciero