ShutterstockFoto: Shutterstock

As cartilagens e a corrida

Atualizado em 04 de julho de 2019
Mais em Corrida de Rua

Fico cada dia mais impressionado com a quantidade de pessoas usando remédios para proteger as articulações, evitar lesões nas cartilagens e até esperançosas de que elas vão se curar, regenerar. Falam que a culpa é da idade e condenam atividades de impacto, como a corrida. Mas será que isso é normal?

A corrida bem feita, isto é, sem grandes excessos (posturais, de intensidade e de volumes) não machuca as articulações. Pelo contrário, as mantém preservadas.

Sim, pois as cartilagens precisam de impacto, precisam receber carga para se manterem saudáveis. Isso é um fato! Inclusive, pessoas sedentárias lesionam cartilagens exatamente pela falta de uso.

O que leva a lesões nas cartilagens é o excesso de cargas, principalmente com picos de maior pressão em partes isoladas delas. Por exemplo, um joelho desalinhado faz com que mais carga seja colocada de um lado em relação a outro da articulação, sobrecarregando somente uma parte da cartilagem, enquanto a outra é poupada.

Outros fatores estão relacionados a pessoas que resolvem praticar atividades físicas de impacto sem estar fisicamente e fisiologicamente preparadas.

Doenças que fragilizam as articulações são a minoria dos casos. A maioria das lesões acontece por falta de orientação ou falta de paciência mesmo.

Pessoas que querem resultados rápidos estão entre as campeãs de lesões articulares, pois não querem gastar tempo com adaptação, não respeitam períodos de descanso, aumentam volume e intensidade de treinos rapidamente e tomam suplementos que mascaram o cansaço.

Mas por outro lado existem aquelas que se machucam pelo excesso de cuidados. Fazem tudo certo demais, mas o medo de se machucarem é tão grande que faz elas correrem mais tensas, pouco relaxadas, e no final as articulações gritam do mesmo jeito. Parece psicologia barata, mas é algo que acontece com muita frequência.

Infelizmente as cartilagens não se regeneram e ainda não desenvolveram nenhum tratamento eficiente que faça as lesões cicatrizarem. Por isso é importante preservar o que ainda se tem.

E isso não significa fugir do impacto, fazer apenas natação e hidroginástica. Um bom médico só vai te proibir de correr quando suas articulações estiverem realmente desfavorecidas.

Então corra e continue cuidado das suas borrachinhas.