Alimentos x Ciência

Atualizado em 14 de julho de 2016
Mais em Experts

Sempre comento nas minhas colunas que a nutrição está na boca do povo! Todo mundo sabe um pouquinho de alimentação, indica uma coisa ali, outro alimento aqui e, assim, vai indo… até buscar um profissional. Mas, muitos têm dúvidas: Posso comer ovo? Quantos por dia? Posso tomar vinho? Quanto por dia? Quantas vezes na semana? Por que um alimento que, às vezes é vilão, se torna o salvador da pátria do dia para a noite? Por causa da ciência, meus caros!

Hoje em dia, temos milhares de pesquisas na área de nutrição, principalmente, na área esportiva mostrando os benefícios e descobertas de nutrientes que podem beneficiar o nosso desempenho. E aí, meus caros, que irei dar uma notícia não muito boa para vocês: o que serve para um, não serve para o outro. Por isso, o nutricionista procura individualizar o tratamento.

Nessa semana foi publicado um estudo no The Journal of the American Medical Association (JAMA), uma das revistas mais respeitadas pelos pesquisadores, falando sobre dietas da moda para o emagrecimento. Nesse estudo, eles concluíram que não existe diferença significativa em perda de peso fazendo dietas da moda, como a da proteína, ou a dukan. Que o ideal é que os pacientes busquem uma dieta que se encaixe no seu dia a dia, contendo todos os macronutrientes.

Quanto ao ovo, sabemos da importância dele: que é rico em aminoácidos essenciais (são essenciais, pois nosso organismo não produz), em colina, zeaxantina e melhora muito a saciedade. Tá, mas quantos dá para comer por dia? Depende. Entram na avaliação o nível de exercício físico, as taxas de colesterol… Depende de muita coisa.

Quanto à suplementação, que hoje em dia está na casa de quase todas as pessoas que treinam, nem sempre você precisa dela. Dependendo do suplemento que você utiliza, ele pode não te dar o efeito que necessita e acabar te fazendo mal. Você já parou para pensar nisso?!

Por isso meus amigos, temos que ter bom senso! Nada de ser oito ou 80! Vamos tentar nos alimentar bem e procurar um profissional que te ajude nisso.

Fanpage: fb.com/nutricaoesportivaefuncional
Instagram: @nutrideniseentrudo