Faça seu planejamento para 2017 desde já!

Atualizado em 01 de dezembro de 2016
Mais em Experts

Está chegando o final da temporada 2016 e, com ele, aquela preguiça de treinar, de manter a rotina, de cuidar da alimentação, dos treinos complementares e de outras atividades relacionadas ao desempenho com as quais nos preocupamos o ano inteiro. Devido à grande quantidade de compromissos e confraternizações, à diminuição da vontade de participar de provas e ao aumento do calor, é normal a qualquer atleta dar aquela relaxada, principalmente na disciplina relativa aos treinos e à alimentação, antecipando as festas de Natal e Ano-Novo — e, para muitos, as férias de janeiro.

A maioria dos atletas acaba planejando suas férias para o período entre a véspera do Natal e o início do ano, entre os dias 20 de dezembro e 10 de janeiro, pois preferem usar esse momento para relaxar a cabeça dos treinos, recarregar as energias e começar 2017 com força total.

Mas saiba que, além do relaxamento, esse período transitório é, também, de grande importância para a evolução do atleta a fim de ascender de um patamar de performance para outro. Por isso, mesmo com esse “relaxamento” temporário, não devemos abandonar totalmente os treinos nessa época, mas sim manter treinamentos leves.

 

 

 
Mas como fazer, afinal, um bom planejamento transitório entre o fim de 2016 e o início de 2017? Para começar, o corredor pode realizar três corridas semanais, em ritmo leve, com duração entre 30 e 45 minutos, intercalando os dias para que não perca contato totalmente com a mecânica e a técnica de corrida, nem o condicionamento mínimo. Escolher algum desses dias para fazer trabalhos intervalados leves também é boa pedida para manter a performance.

É permitido, ainda, praticar outras modalidades esportivas, que normalmente ficam de lado durante o ano a fim de não prejudicarem a rotina dos treinos de corrida, como futebol, tênis, surfe etc. Trabalhos musculares ao ar livre, como séries de exercícios funcionais, intercalados com pequenas corridas (sempre mais leves), fazendo um treino circuitado combinado, também podem ser uma ótima variação para esse período de relaxamento.

Acredito que o maior desafio durante a transição entre as temporadas é, na realidade, o de deixar a rotina de lado, tirando a obrigatoriedade dos treinos e da dieta com a qual estamos acostumados. Como nossa temporada é muito extensa no Brasil, o período de festas fica sendo o ideal para relaxar, se recuperar e começar o ano com força total, energias recarregadas e pronto para novos desafios.

Por fim, tenha em mente que esta é a hora ideal para fazer a resenha esportiva do ano que está se encerrando, avaliar suas performances como um todo e aproveitar essas informações para subir mais um patamar no ano que está chegando. Pense em 2017 já!