Prepare o core para a corrida de obstáculos

Atualizado em 18 de abril de 2016

Quando você decide que quer enfrentar um a corrida de obstáculos, é importante que a sua planilha também inclua exercícios de força, responsáveis por manter o corpo e a musculatura preparados para aguentar o impacto que essa modalidade traz para as articulações.

Mas quais são os melhores exercícios quando o assunto é corrida de obstáculos? O ideal é que você fortaleça o core (centro de força do corpo que abrange os músculos das costas, da barriga e do quadril), já que ele traz a melhoria da força muscular por desenvolver os músculos posturais e reduzir o risco de lesões. Como a corrida de obstáculos requer muita força e habilidade para ultrapassar as barreiras, esses músculos têm grande influência nos estágios finais do percurso, quando a fadiga aparece e a sua postura começa a desmoronar. Quanto mais forte forem os seus músculos, mais facilidade você terá para superar o desafio, o que naturalmente se traduz em um melhor desempenho.

Os músculos do core ajudam a manter o corpo ereto, fazendo a transferência de energia e sustentando o peso do corpo. Para trabalhar essa região, é indicado que você aposte no treinamento funcional, movimentos que ajudam na economia de energia, já que priorizam o equilíbrio entre as partes do corpo, o fortalecimento geral e específico dos músculos, o trabalho de propriocepção e o equilíbrio dinâmico. Com essas habilidades trabalhadas fica mais fácil pular, correr, rastejar e manter a força para ultrapassar as barreiras da corrida de obstáculos.

Assim, para que o seu corpo fique fortalecido, você pode apostar nos quatro exercícios a seguir. É bom que você dê um espaço de um dia entre os treinos para que os seus músculos tenham tempo de recuperação.

leia-mais-cinza
ícone-texto  TRABALHE AS PERNAS E SUPERE OS OBSTÁCULOS
ícone-texto  DÁ PARA TREINAR APENAS NO FIM DE SEMANA?
ícone-texto  TREINO DE FORÇA COM A FAIXA ELÁSTICA

1. Prancha simples
Com os antebraços apoiados no chão e o abdômen contraído, segure a posição por 30 segundos, relaxe e repita o movimento. Aumente o número de repetições e a duração do exercício gradualmente, sempre, mantendo a postura.

2. Prancha lateral
De lado, com um dos antebraços apoiados no chão e o outro ao lado do corpo, segure a posição por 30 segundos, relaxando ao final. Aumente o número de repetições e a duração do exercício gradualmente.

3. Abdominal
Deitado de costas e com os joelhos dobrados traga o peito para perto dos joelhos mantendo o abdômen contraído. Deixe os ombros alinhados e a cabeça erguida. Repita o movimento o máximo que conseguir.

4. Abdominal com torção
Como indicado acima, faça as flexões abdominais, mas inclua uma torção ao final do movimento para trabalhar os músculos oblíquos. Mantenha os joelhos dobrados e os pés no chão.

(Fontes: Leonardo Carlos Barbosa, coordenador de Treinamento Funcional do Espaço MAXIMA, e Allan de Menache, treinador do Core 360° – Treinamento Funcional e preparador físico do Instituto Marazul – São Paulo)