Pliométricos: opção na corrida de obstáculos

Atualizado em 18 de abril de 2016

Você já ouviu falar em exercícios pliométricos? Eles são movimentos breves e explosivos que têm grande recrutamento muscular e são boas pedidas para que você melhore a técnica de corrida e ganhe rendimento em provas de corrida de obstáculos.

Muito usado em esportes como atletismo (em provas de salto, velocidade e arremessos), basquete e voleibol, o treinamento pliométrico consiste em um trabalho de potência muscular, quando são feitas variações de saltos rápidos e de explosão, sempre com força máxima, no menor período de tempo possível. Por isso, os músculos são trabalhados em sequência de contrações, o que faz com que a musculatura tenha mais energia para superar as barreiras encontradas no meio do caminho.

Além disso, seu corpo responde melhor às corridas curtas feitas entre um obstáculo e outro, já que a força ganha por meio da pliometria faz com que a corrida fique mais econômica, uma vez que você diminui o contato dos pés com o solo, ganha mais velocidade e gasta menos energia.

leia-mais-cinza
ícone-texto  CORRIDA DE OBSTÁCULOS: DESCANSO ENTRE OS TREINOS
ícone-texto  TREINO DE BRAÇOS PARA SUPERAR O HÉRCULES
ícone-texto  TREINO PARA ULTRAPASSAR O KING KONG URBANO

O treinamento inclui saltos variados e em sequência sobre bancos, barreiras (altas e baixas), na areia, sobre troncos e deve ser aplicado de acordo com a necessidade de cada atleta. Geralmente, durante o treino são feitos saltos variados, combinados com arranques de no máximo 50 metros, situação parecida com a que você encontra durante a prova. Também são feitos exercícios de coordenação motora para corrida, combinados com saltos rápidos.

(Fontes: Leandro da Silva Gomes, professor da Cia. Athletica (SP), Carlos Gamboa, treinador da assessoria esportiva GamboaSports, de Santa Catarina, e Jefferson Geiger, professor da Cia. Athletica – unidade Anália Franco – SP)