Musculação para ganhar rendimento na corrida de obstáculos

Atualizado em 18 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Conseguir cruzar a linha de chegada em uma corrida de obstáculos não é nada fácil. Você precisa superar barreiras bastante desafiadoras e que fazem com que você recrute partes do seu corpo que você nem lembrava que existiam.

Para que a tarefa seja um pouco mais fácil, é preciso que você faça um treinamento voltado justamente para esse tipo de prova. E a musculação deve ser uma das suas aliadas, já que esse tipo de treino otimiza o uso das fibras musculares, além de ajudar na prevenção de lesões, pois a corrida de obstáculos exerce um trabalho muito pesado sobre os joelhos e a parte postural.

O treino específico para quem quer se aprimorar nesse tipo de corrida é dividido em dois períodos: o de resistência e o de potência, duas características muito requisitadas durante o percurso. Por isso, listamos cinco exercícios que não podem faltar nos seu treino quando o assunto é resistência.

LEIA MAIS
icon texto_menor  CROSSFIT NA PREPARAÇÃO PARA A CORRIDA DE OBSTÁCULOS
icon texto_menor  CONTROLE A ANSIEDADE ANTES DA CORRIDA DE OBSTÁCULOS
icon texto_menor  COM QUE ROUPA EU VOU?

Faça essa série uma vez por semana e repita cada exercício 15 vezes. Clique nas imagens abaixo para ver a explicação dos movimentos.

– Agachamento livre

– Avanço

– Prancha no bosu

– Abdominal na bola

– Extensão lombar

icone-foto

[nggallery id=19]

 

Além desses exercícios, faça também treinos pliométricos, pois eles ajudam a aumentar a potência, otimizando a força elástica da musculatura e fazendo com que você ultrapasse as barreiras com mais agilidade e rapidez. Os treinos pliométricos são caracterizados pelos exercícios breves e explosivos. Saltos e movimentos cíclicos de alongamento e encurtamento muscular são boas pedidas.

(Fonte: Leandro Duarte, professor da Academia Fórmula de São Caetano do Sul – São Paulo)