Crossfit: agachamento e mobilidade de tornozelos

Atualizado em 11 de dezembro de 2017
Mais em Treinamento

O agachamento é um movimento chave para o crossfit. E tornozelos sem mobilidade, ou seja, rígidos, podem atrapalhar sua execução. Geralmente, esse é o problema mais comum encontrado em atletas do levantamento de peso e do crossfit. Esse ponto fraco pode causar problemas no padrão correto do movimento.

Vamos pegar como exemplo o agachamento do snatch, que requer uma posição do tronco razoavelmente vertical. Quanto mais vertical o tronco ficar durante o exercício – mais mobilidade de tornozelo será exigida, a fim de manter o equilíbrio e permitir uma movimentação eficiente.

 

 

Experimente fazer um agachamento com uma forma limitada de mobilidade do tornozelo: você notará que isso irá afetar o movimento. Em um esforço para ficar equilibrado, o peito vai ter que se inclinar para frente. Neste caso, para continuar agachando, a barra seria empurrada ainda mais para trás do pescoço ou então os pesos certamente cairiam à frente.

Experimente, agora, fazer um agachamento com uma mobilidade do tornozelo adequada. O joelho é capaz de avançar para além da ponta dos pés na posição final, o peito permanece mais ereto e a barra continua equilibrada. Essa é a maneira correta de agachar, basta treinar e perceber a diferença feita durante o movimento.

Confira alguns exercícios para melhor sua mobilidade de tornozelo