Exercícios para fechar (bem) a prova

Atualizado em 18 de abril de 2016
Mais em Treinamento

O principal objetivo de uma corrida de obstáculos é você conseguir cruzar a linha de chegada. As barreiras são tão diferentes (e complicadas) que o objetivo de baixar o tempo, comum na corrida de rua, não existe nesse tipo de prova. Você deve estar focado em passar os obstáculos.

E para que você complete bem a corrida de obstáculos é preciso estar preparado. Essa é uma atividade cuja predominância é a potência muscular. Por isso, seu treinamento físico deve ser focado no trabalho de força atrelado à potência. Isso por conta das duas variáveis que envolvem esse tipo de competição: corrida e saltos.

Para o aumento de potência na corrida, o treino deve ter tiros de curta distância, visando chegar à máxima velocidade em um curto espaço de tempo. Além disso, a corrida em ladeira com alta velocidade também é uma boa escolha, visto que ela otimiza o acúmulo de energia no músculo, condição para que a melhora da performance apareça.

LEIA MAIS
icon texto_menor  GUIA PARA FAZER UMA CORRIDA DE OBSTÁCULOS
icon texto_menor  CONTROLE A ANSIEDADE ANTES DA CORRIDA DE OBSTÁCULOS
icon texto_menor  COM QUE ROUPA EU VOU?
icon texto_menor  ALIMENTAÇÃO: COMO SE PREPARAR PARA UMA CORRIDA DE OBSTÁCULOS?
icon texto_menor  5 CORRIDAS DE OBSTÁCULOS (BARRA PESADAS!)

Com relação ao treino de força, faça trabalhos pontuais, preferindo o baixo volume e a grande intensidade de cargas. E priorize o agachamento, já que ele trabalha os músculos mais solicitados na prova, que são quadríceps, ísquiostibiais e glúteo máximo.

E os alongamentos?
Além do trabalho de força e potência, você também precisa se preocupar com o aumento da flexibilidade articular. Para isso, faça alongamentos balísticos, que são movimentos rápidos e ritmados que aumentam a extensão dos músculos e ligamentos, auxiliando também no aumento da potência muscular. a corrida no lugar é um bom exemplo.

Além disso, os alongamentos estáticos também são importantes para que você solte a musculatura. Aposte nos movimentos das fotos a seguir.

1. Posterior de coxa e latissimo do dorso
2. Peitoral + gluteo + grupo eretor da coluna
3. Posterior de coxa + tornozelo + gluteo
4. Gluteo+ dorsais+ obliquo + quadril
5. Posterior de ombro
6. Peitoral+ deltoide anterior + bíceps
7. Músculos adutores
8. Parte anterior de coxa

icone-foto

 

[nggallery id=20]

(Fonte: Sandro Barone e Fernando Carapelli de Almeida, educadores físicos da Fórmula Academia)