Desafie o Monte Bravus – Parte II

Atualizado em 18 de abril de 2016

O Monte Bravus é um dos obstáculos mais desafiadores da Bravus Race, a maior corrida de obstáculos do Brasil. Ele consiste em uma rampa de 4 metros de altura, que deve ser atravessada sem a ajuda de qualquer equipamento, exigindo grande esforço do quadríceps, abdômen, trapézio e dos ombros. Na semana passada, mostramos três exercícios para trabalhar esses músculos e os movimentos necessários para transpor essa barreira. O objetivo: ajudar você a preparar o físico para enfrentá-la. Como garantimos uma segunda sessão de treinamento, trazemos mais três trabalhos físicos para quem deseja desenvolver força, potência, resistência e, principalmente, alongamento muscular. Lembre-se que as cargas devem estar ajustadas ao seu condicionamento!

Afundo
De pé, com a barra nas costas ou os halteres nas mãos, afaste as pernas, colocando uma delas à frente, e flexione o mesmo joelho (da frente). Ao aproximá-lo do chão, volte ao movimento inicial. Faça de 3 a 4 séries com 10 a 15 repetições.
Benefícios: ganho de força de forma homogênea para membros inferiores.

leia-mais-cinza
ícone-textoDESAFIE O MONTE BRAVUS – PARTE I
ícone-textoCOMO DESCANSAR ANTES DA CORRIDA DE OBSTÁCULOS
ícone-textoNÃO FIQUE “POR UM FIO” NA BRAVUS RACE

Treino com corda Naval
Segurando as pontas das cordas, fique em posição atlética (levemente inclinado e com os joelhos semiflexionados) e mova os braços para cima de forma rápida, batendo as cordas alternamente no chão.  Faça três exercícios, movendo as cordas para diferentes direções, e execute de três a seis séries para cada estímulo. Realize o movimento durante 30 segundos a 1 minuto e descanse durante 30 a 40 segundos.
Benefícios: ganho de agilidade, coordenação, equilíbrio corporal, melhora da capacidade cardiorrespiratória e fortalecimento dos grupos musculares superiores, além de aumento da firmeza e precisão na pegada.

Treinamento de pliometria
De pé, com os halteres nas mãos (opcional), afaste as pernas, colocando uma delas para trás, e então flexione os joelhos e contraia o abdômen. Em um movimento explosivo, salte verticalmente, aterrissando com a perna oposta e repita o movimento, sequencialmente para os dois lados. Repita o movimento pelo número de vezes que conseguir realizar, sem comprometer a técnica. Faça de 3 a 6 séries, com 12 a 20 repetições, intensidade moderada à alta e 40 a 90 segundos de recuperação.
Benefícios: ganho de força, potência, tonificação e flexibilidade muscular e aumento das respostas neurológicas.

icone-foto

[nggallery id=59]

 

Confira abaixo todas as provas:
São Paulo – 26 de Abril (Speed), Junho (Arena), Agosto (Monster) e Novembro (Speed) Rio de Janeiro – 31 de Maio (Speed), Dezembro (Speed) Belo Horizonte – 27 de Setembro (Speed) Brasília- Junho (Speed) Salvador- Julho (Speed) Curitiba- Setembro (Speed).

(Fonte: Paulo Bahia, diretor técnico da assessoria esportiva Triação – BA)