Aprenda o alongamento específico que te ajudará muito no crossfit

Atualizado em 03 de maio de 2018
Mais em Treinamento

O alongamento correto é uma importante ferramenta para prevenção de lesões no crossfit, mas também ajuda o atleta a executar os movimentos e técnicas com maior fluidez e harmonia.

Dentre os inúmeros alongamentos e técnicas, existe um em particular chamado Manna. Originário da yoga, uma prática milenar criada na Índia, o Manna está sendo praticado em alguns boxes de crossfit e promete entregar bons resultados para os praticantes.

O coach Du Barbosa, do box CrossFit Ribeirão Preto, aprendeu essa técnica e indica para seus alunos. Na entrevista abaixo concedida ao WOD News, ele explica por que é adepto do Manna e o aplica com seus alunos:

WOD News: Qual é a sua experiência desportiva?
Du Barbosa: Fui lutador e atleta de Jiu-jitsu por 7 anos, grande parte deles competindo em alto nível e vivendo no exterior. Estou no crossfit há 2 anos e já tenho algumas certificações como CrossFit Level 1, CrossFit Competitors, CrossFit Gymnastics e CrossFit Weightlifiting.

WOD News: Como conheceu o alongamento Manna?
Du Barbosa: Conheci o Manna com o head coach Maxmilian Mormont, da CrossFit Costa Mesa, na Califórnia, onde passei uma temporada para aprender um pouco mais sobre o crossfit. Maxmilian observou uma deficiência quando executava o movimento toes to bar, que consiste em se pendurar na barra e tocar as pontas dos pés simultaneamente na barra entre as mãos, por falta de flexibilidade do meu quadríceps. Ele me aconselhou a praticar esse alongamento para melhorar minha flexibilidade.

WOD News: Há quanto tempo e com qual& frequência você pratica o Manna?
Du Barbosa: Comecei quando estava no box CrossFit Costa Mesa e uso o método Manna como parte do meu aquecimento diariamente, antes de qualquer sessão de treino.

 

WOD News: Qual resultado observou e em quanto tempo?
Du Barbosa: O resultado veio logo com a prática de forma correta e contínua. A flexibilidade melhora de forma gradativa e ajuda muito nos movimentos de ginástica no crossfit.

WOD News: Qual é a sua opinião ou recomendação sobre o alongamento Manna no crossfit?
Du Barbosa: Creio que tudo que venha para agregar e ajudar na evolução é valido, então basta por em pratica e ir sentindo como seu corpo vai responder a esse novo estímulo. É preciso um pouco de paciência e tempo até a melhora vir!

WOD News: Para os interessados: como iniciar a prática do Manna?
Du Barbosa: Quem não tiver a oportunidade de aprender com alguém que realmente saiba ensinar, tem um atleta de ginastica, Sid Paulson, que ensina o método de forma bem didática.

APRENDA O ALONGAMENTO MANNA