Corrida de obstáculos: invista no Pilates

Atualizado em 18 de abril de 2016

Para se preparar para uma prova de corrida de obstáculos é preciso investir em variados tipos de exercícios, visto que a modalidade requer preparo de todo o corpo para que você consiga ultrapassar os obstáculos. Uma boa alternativa para chegar preparado à prova, então, é apostar no Pilates, técnica que ajuda na melhora do desempenho esportivo, assim como auxilia no ganho de flexibilidade, reduz a fadiga muscular (tão comum na corrida de obstáculos), aumenta a resistência, o tônus e a força muscular, além de melhorar a capacidade respiratória e a coordenação motora.

Outros benefícios: o Pilates é indicado para estabilizar as articulações e ainda é opção para quem quer fugir da academia. Também é um jeito de estimular as regiões que mais precisam de fortalecimento para a corrida de obstáculos como abdômen, costas, glúteos, quadris e coxas, regiões do corpo responsáveis por impulsionar o atleta durante a prova.

Isso acontece porque o Pilates é um método que trabalha a tonificação do corpo em conjunto com a respiração. E os exercícios são feitos com poucas repetições, priorizando a qualidade do movimento, sem cargas excessivas.

leia-mais-cinza
ícone-texto  3 EXERCÍCIOS PARA EVITAR CÂIMBRAS
ícone-texto  5 EXERCÍCIOS PARA FORTALECER O ABDÔMEN
ícone-texto  TRABALHE AS PERNAS E SUPERE OS OBSTÁCULOS

Quer mais? A prática trabalha não só o corpo como também a mente, fator muito importante para quem se dedica à corrida de obstáculos por conta das barreiras que são impostas no meio da prova. De nada adianta estar com o físico perfeito se você não souber lidar com a mente. Na hora de pular muros, rastejar na lama, ter de mergulhar em um tanque com água congelante ou pular fogo se a sua cabeça não estiver preparada.

E você já praticou (ou pratica) Pilates? Que benefícios a técnica trouxe para os seus treinos de corrida de obstáculos?

(Fontes: Aryel Vieira e Leticia Fukushigue, professoras da Leven Academia)