Corrida de obstáculos: benefícios do circuito

Atualizado em 14 de dezembro de 2017
Mais em Treinamento

Quem se dedica à corrida de obstáculos sabe que ter força, resistência física e condicionamento adequado são pontos principais para se dar bem na modalidade. E o circuito funcional pode ser um ótimo aliado para conseguir alcançar esses objetivos.

CONFIRA O CALENDÁRIO E AS NOVIDADES DA BRAVUS 2018

Com tempo cronometrado, ele tem hora para começar e acabar, e, em pouco tempo, você já percebe os resultados no ganho de desempenho. Mais: os treinos, compostos por exercícios combinados, sem descansos ao final de cada série, são sempre variados e podem ser feitos de maneira mais fácil ou intensa, dependendo do seu nível de treinamento e dos seus objetivos.

A recomendação é que o circuito seja realizado três vezes na semana, com duração máxima de 1 hora. Neste tipo de treinamento, você faz uma série de exercícios com pesos, assessórios para treino funcional ou as máquinas de musculação. É um treino em ritmo acelerado, que dura de 30 a 60 segundos por estação.

 

 

Veja as cinco principais vantagens deste tipo de treino:

1. Ganho de tempo
Os circuitos podem variar de 30 minutos até 1 hora, no máximo, o que faz com que você consiga se programar e corte quase que pela metade um treino tradicional na academia.

2. Trabalho muscular
No circuito, você trabalha todos os grupos musculares, essenciais para a corrida de obstáculos, visto que as diferentes barreiras recrutam todos os músculos do corpo.

3. Condicionamento e resistência
Ele trabalha também a capacidade aeróbia, sem que você precise ficar muito tempo correndo na esteira ou pedalando.

4. Trabalho em equipe
Os circuitos costumam ser feitos em grupo e com atividades dinâmicas, o que é legal para quem pratica corrida de obstáculos, já que o circuito pode ser praticado individualmente ou em grupo, já que para superar as barreiras o trabalho conjunto é essencial.

5. Perda de gordura e aumento de massa magra
Por contar com exercícios aeróbicos e anaeróbicos, o treino potencializa ambos os efeitos, essenciais para quem faz corrida de obstáculos.

Você aposta em qual tipo de treino para se preparar para a corrida de obstáculos? Compartilhe suas experiências com a gente aí nos comentários.

(Fontes: Carina Rosin e Flavia Picolo, personal trainers de São Paulo)