ShutterstockFoto: Shutterstock

Como usar corretamente o magnésio no crossfit

Atualizado em 16 de junho de 2017
Mais em Treinamento

Muitas pessoas usam, mas poucas sabem a real utilidade e objetivo do magnésio no crossfit. Produto muito comum para ginastas, ele é indispensável também nos boxes de crossfit. Mas como e quando devemos utilizá-lo?

O magnésio é recomendado para melhorar a aderência durante movimentos com barras ou na argola. Mas, para isso, é também essencial saber como usá-lo, evitando que o produto prejudique seu rendimento e suas mãos ou atrapalhe até mesmo seu colega ou coach.

 

 

A função do magnésio no crossfit é nada mais do que impedir a umidade e garantir uma superfície seca, proporcionando maior aderência entre a mão e o aparelho e impedindo que barra ou atleta escorreguem.

Por ter como principal função impedir a umidade, o uso em excesso do magnésio no crossfit causa o ressecamento da pele e diminui a elasticidade. Em alguns casos, os resultados são as mãos machucadas e algumas feridas indesejadas.

Logo, o uso é recomendado principalmente para movimentos de levantamento de peso olímpico como snatch e clean, movimentos ginásticos como chest to bar (peito na barra), toes to bar (pé na barra) e muscle up, e também na barra e na argola.

Confira abaixo algumas dicas para fazer um bom uso do magnésio:

  • Não exagere
    Não é necessário deixar as mãos completamente brancas para melhorar a aderência entre as mãos e o aparelho. Basta uma camada fina que evite a umidade para cumprir bem a função.
  • Cuidado ao aplicar
    Quando novo, o magnésio é encontrado em forma de pedras, mas seu desgaste e uso constante formam uma grande camada de pó. Evite de todas as formas derrubar esse pó no chão do box, pois a remoção não é simples.Se quando precisar do magnésio não encontrar pedras, use o pó. Em caso de exagero, bata as mãos para remover o excesso, mas sempre dentro do balde ou recipiente em que ele estiver. Nunca faça isso perto do rosto ou de algum colega de treino.
  • Lave as mãos
    Procure lavar as mãos ao final do treino se você utilizou o magnésio. Por ser um pó muito fino, seu acúmulo entre os poros acontece com facilidade, colaborando para o ressecamento das mãos.