Como escolher os tênis para a corrida de obstáculos

Atualizado em 29 de setembro de 2016
Mais em Treinamento

Participar de uma corrida de obstáculos requer diversos cuidados que vão desde apostar em um treino específico para esse tipo de prova, o que faz com que você chegue preparado para transpor as barreiras, até a forma como você deve se vestir. E dentro desse segundo tópico entra, ainda, a escolha do tênis certo para esse tipo de atividade.

Aqui a prioridade é que eles sejam confortáveis. Como a corrida de obstáculos pode envolver passagens por áreas alagadas, subidas em cordas e trechos com areia e lama, é preciso que você opte por um calçado que reúna características necessárias para todos esses tipos de piso. Além disso, ele deve ser uma opção que mescle características de um tênis para corrida em asfalto e um pisante para corrida em barro e trilha.

Uma boa pedida é um tênis voltado à corrida de aventura, que reúne essas características e são mais resistentes e com respiração adequada para os pés, já que a transpiração, graças ao esforço, é intensa. Os pisantes também acabam molhados ou sujos de lama.

 

 

O bom amortecimento é essencial para que você tenha uma boa performance, visto que você vai passar por diferentes tipos de piso, como terra, lama, grama e asfalto. Seu solado deve ser mais grosso, evitando quedas e auxiliando na corrida.

Mas para aqueles que farão percursos mais simples, o indicado é usar um tênis leve de trilha que seja parcialmente impermeável, pois o pé molhado fica sujeito a bolhas, o que pode impedir a continuidade da prova. Se você for competir em um trajeto que não tenha trechos alagados, o melhor é usar um tênis para corrida em asfalto, que são mais leves que os de trilha e farão com que você canse menos.

Quer uma sugestão de tênis?

Esse é o Asics Gel Fuji Rennegade 2. Veja a avaliação dele clicando aqui
runnegade

Confira também o Guia do Tênis completo voltado para corrida de montanha clicando aqui

(Fonte: Joaquim Ferrari, diretor da assessoria esportiva Joaquim Ferrari Treinamento Outdoor, no Rio de Janeiro)