5 exercícios de mobilidade para fazer com a barra

Atualizado em 11 de dezembro de 2017
Mais em Treinamento

Um dos motivos da ascensão do crossfit no mundo todo é sua dinâmica, que exige diversas habilidades físicas do corpo. Como o crossfit une ginástica, atletismo e levantamento de peso, força e e exercícios de mobilidade são essenciais para uma boa prática.

Por mais “chatos” que pareçam, alguns movimentos são intencionalmente preparados para melhorar a flexibilidade de algumas articulações. Alguns objetos podem – e devem – ser utilizados em alongamentos fora do horário de aula.

Exercícios básicos com elásticos e PVC auxiliam muito na evolução tanto para membros inferiores e superiores como para o tronco. Além disso, a própria barra (ou Barbell) pode ser usada para realizar alguns exercícios de mobilidade.

 

 

Segundo Arivan Gomes, traumatologista e coach de crossfoit, “aperfeiçoar a mobilidade no crossfit assegura a plenitude de movimento, diminuindo possíveis sobrecargas por compensação nas articulações, além de permitir uma melhor performance pela fluidez do movimento, com o mínimo de rigidez mecânica”, afirma.

O especialista ainda reforça a importância dos exercícios de mobilidade na prevenção de lesões. “O déficit de mobilidade é uma das principais causas de lesões. Por exemplo, uma diminuição na dorsiflexão do tornozelo pode ser a grande causa de lesões no joelho, quadril e coluna diante de agachamentos repetidos ou com carga. Além da dificuldade muito mais aumentada quando a mobilidade não estiver em dia”.

O site norte-americano BOXROX separou 5 exercícios de mobilidade que podem ser realizados com a barra: