Treinamento

15 calorias em 5 puxadas: a falha descoberta no remo Concept2

A CrossFit Inc. exige em suas competições online que seus atletas utilizem os equipamentos por eles homologados e considerados ideais. São os casos das marcas Assault (AirBike), e da Concept2 (Ski e remo). Após alguns resultados suspeitos no Open 18.1, uma falha foi descoberta no remo Concept2 e confirmada pelo CEO da empresa.

A suspeita foi levantada e confirmada em um vídeo publicado pelo canal Dark Horse Rowing e divulgada no Brasil pelo blog Hugo Cross. Antes de revelar a maneira de “burlar” a contagem correta de calorias, é importante lembrar que essa técnica é irregular e considerada uma trapaça, devendo assim ser proibida por coaches, árbitros, organizadores de campeonatos, entre outros.

Duas calorias em uma só puxada é possível. Acima disso ainda não foi visto nem mesmo por um atleta de elite, mas a falha no remo Concept2 permite que isso ocorra. Basta que você regule o remo no fator 1 (a potência mais fraca) e de uma única puxada forte a cada 7 segundos (veja a partir de 3min30seg no vídeo abaixo).

 

 

A falha no remo Concept2

Com o remo no fator 1, inicie com uma puxada forte, e deixe o remo girar por 6 segundos. No vídeo, nenhuma caloria é contada nesse intervalo de tempo. Entre os segundos 6 e 7, uma outra puxada forte e novamente deixando o remo girar. Essa segunda puxada valerá duas calorias.

Reme novamente entre os segundos 13 e 14, 20 e 21, e assim sucessivamente. Na terceira puxada feita pelo canal Dark Horse Rowing, o remo já registrava seis calorias. Em quatro puxadas, nove. Em cinco, 12 calorias e na sexta puxada, 15.

O workout do Open 18.1 exigia 14 calorias para os homens e 12 para as mulheres. Com o remo no fator 10 (potência máxima), um atleta de alto nível consegue atingir 14 calorias em até 12 puxadas. Porém irá exigir muito da sua condição cardiorrespiratória, além de comprometer toda a musculatura do braço. Com o remo no fator 1 (potência mínima) e só 5 puxadas a cada 7 segundos, o atleta estaria completamente descansado para o Pé na Barra e para os Dumbbells.

No vídeo que expõe a falha no remo Concept2, foram 35 segundos para que os atletas remassem 15 calorias. Em vídeo divulgado no YouTube, Pat Vellner, terceiro colocado no CrossFit Games 2017, remou suas 14 calorias no Open 18.1 nos mesmos 35 segundos em média, mas no fator 6 e com uma média de 18 puxadas.

Com a palavra, o CEO da Concept2

“Há um limite de tempo, programado no monitor, de 6 segundos desde o fim de uma remada até o início da próxima remada. Um atraso de mais de 6 segundos sinaliza o monitor que você parou de remar. A função auto-calibração do monitor utiliza o ciclo de remada completo (remada, recuperação, remada) para determinar o fator de arraste para usar no cálculo dos dados corretos que você vê no monitor. Infelizmente, pausando por 7 segundos antes de iniciar sua próxima remada, o monitor assume que você parou de remar … e o monitor nunca “vê” uma remada completa (com isso entende que você parou de remar antes que pudesse identificar o fim da sua recuperação). Se o monitor nunca identificar um ciclo de remada completo, o fator de arraste não será determinado corretamente e os dados exibidos serão incorretos. Quanto a ter o resultado correto, é como se você estivesse pintando um 45 no seu peso de 25 libras.”

Um “trapaceiro” pode chegar aos Regionais?

Conversamos com Guilherme Malheiros, medalha de prata entre os adolescentes no CrossFit Games 2017 e que briga para estar nos Regionais da América Latina, que será sediado no Rio de Janeiro. Em caso de classificação, os atletas devem enviar vídeos dos cinco workouts do Open, para que a organização valide seus resultados, para só então garantirem a vaga.

“Eles exigem que a gente mande vídeos dos cinco workouts. Você pode filmar e mandar já na hora de subir o resultado, ou mandar só o resultado e caso se classifique, eles te pedem o vídeo de confirmação”, contou Gui Malheiros.

Logo, quem se aproveitou dessa falha no equipamento para trapacear no Open 18.1 não terá seu resultado aprovado pelos responsáveis em assistir e avaliar os vídeos enviados.

Rodolfo Gaioto

Share
Published by
Rodolfo Gaioto

Recent Posts

MOV

48 minutos ago

Eco SP

48 minutos ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago