Superação no crossfit adaptado

Atualizado em 26 de setembro de 2016
Mais em Notícias

O crossfit também é um esporte voltado para portadores de necessidade especial. Foi adaptado para pessoas com alguma necessidade específica e pode ser usado como um treinamento funcional para melhorar as capacidades físicas. Ele ganha destaque no Studio de Karina Menegueni, professora de educação física formada pela Unesp e que tem em sua página 379 curtidas, sendo seguida, por exemplo, pelo senador Romário, importante voz dos portadores de necessidades especiais.

Ainda pouco conhecida e divulgada, essa categoria do crossfit tem suas próprias competições e está presente no mundo todo. O último evento aconteceu no Canadá e premiou em primeiro lugar o brasileiro Diego Coelho, que sofreu um acidente de carro e desde então necessita de uma cadeira de rodas.

Em maio, ele venceu o primeiro torneio de crossfit só para cadeirantes, sendo que já havia participado das duas edições do Open destinado à categoria. A paixão de Diego pelo esporte é tanta que ele afirma: “o crossfit foi uma das coisas que salvou a minha vida”.

No mesmo grupo de atletas, temos Raquel Schult, portadora de paralisia cerebral. Ela afirma que a única dificuldade que enfrenta é a criatividade para se adaptar à realização de um WOD. Ela participou do Working Wonded Games em 2015 (competição de crossfit adaptado), ficando em terceiro lugar, mas diz que “nenhum resultado é bom o suficiente enquanto você não conseguir o máximo.”

Não resta dúvida de que no box todos podem se superar.