Levantamento de Peso definido para o Rio 2016

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Notícias

O Brasil vem definindo aos poucos os atletas que irão representar o país nos Jogos Olímpicos Rio 2016 – e a Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP) definiu seus atletas que estarão no torneio: Fernando Saraiva, acima de 105 kg; Mateus Felipe Gregório Machado, categoria 105 kg; Jaqueline Antônia Ferreira, categoria 75 kg; Welisson Rosa Silva, categoria 85 kg; e Rosana dos Reis Santos, categoria 53 kg.

O critério de escolha acatado pela Confederação foi a média do índice Sinclair, que soma os três melhores resultados nos Jogos Pan-Americano de Toronto (2015), Campeonato Mundial (2015), Campeonato Brasileiro (2015), Campeonato Sul Americano/Evento Teste Rio 2016 e Campeonato Pan-Americano (2016).

A fórmula Sinclair é usada pela Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF) e consiste em comparar o desempenho dos atletas entre os diferentes pesos corporais, no qual determina o melhor desempenho qualitativo dos atletas.

O Levantamento de Peso consiste em duas modalidades: na primeira, chamada ‘Arranco’, o atleta (em um movimento) deve colocar a barra acima da sua cabeça. No segundo, ‘Arremesso’, o atleta deve apoiar a barra nos ombros e depois levantar acima da cabeça. Ele tem três chances para conseguir.

A seleção brasileira de Levantamento de Peso ficará concentrada no Centro de Treinamento Unimed, em Guaratiba, no Rio de Janeiro. A competição acontece entre os dias 6 e 16 de agosto, no Pavilhão 2 do Riocentro. A delegação chega a Vila Olímpica no dia 5 de agosto.