Mudanças no formato dos Regionais podem levar o Brasil ao CrossFit Games

Atualizado em 07 de novembro de 2017
Mais em Notícias

O antigo formato dos Regionais, última etapa classificatória para o CrossFit Games, deve sofrer grandes alterações para 2018. Quem falou sobre isso foi o próprio diretor da organização, Dave Castro.

Após o CrossFit Invitational 2017, última competição oficial do ano, Castro anunciou diversas mudanças para a próxima temporada de competições. A mais impactante para os atletas brasileiro foi a criação de uma etapa regional somente para atletas da América Latina, que garantiria vagas diretas para o CrossFit Games.

Ainda não se sabe ao certo quantas vagas serão reservadas para cada região. Anteriormente, os Regionais eram disputados em oito etapas, com cinco vagas masculinas e cinco femininas garantidas para cada uma delas, levando ao todo 80 atletas individuais (40 homens e 40 mulheres), para a maior competição do mundo.

 

 

Nesse ano 11 atletas brasileiros classificaram-se para os Regionais. Ainda no antigo formato, os atletas da América Latina se juntavam aos do centro-sul e sudoeste dos EUA para competir no Regional Sul. Nenhum brasileiro conseguiu vaga na categoria principal do CrossFit Games em 2017.

Para 2018, os brasileiros deverão competir entre eles e com atletas de toda a América Latina numa etapa própria, sem americanos. Além dessa novidade, Dave Castro revelou que a região da Europa será divida em duas regiões diferentes, e que o Canadá ganhará também uma etapa Regional própria.

Os boxes que disputam o CrossFit Games por equipes também deverão se acostumar com um novo formato. Além de se adaptarem às novas regiões, as equipes foram reduzidas de seis para quatro membros. Em 2017 o Brasil também esteve representado com equipes nos Regionais, mas não conseguiu a classificação.