Crossfit na preparação para a corrida de obstáculos

Atualizado em 26 de junho de 2017
Mais em Notícias

Para que você cruze a linha de chegada de uma corrida de obstáculos é preciso que você faça um treinamento voltado justamente para esse tipo de prova. Ultrapassar barreiras requer habilidades diferentes da corrida de rua, além de solicitar músculos que não são usados em outros tipos de atividade física.

A corrida de obstáculos envolve o corpo todo, trabalhando em coordenação multi-articular para atingir diferentes funções de movimentos. Por isso, o Crossfit é indicado para o treinamento focado nesse tipo de prova. Além de melhorar o condicionamento e aumentar a força, a atividade também prepara o participante para estar sempre pronto para qualquer desafio, já que no Crossfit você usa uma quantidade enorme de repertório motor durante os exercícios.

Como é o treinamento?
Os movimentos feitos durante o treino de Crossfit focado na corrida de obstáculos são muito variados, já que a prova apresenta barreiras inusitadas, não existindo um padrão a ser seguido em cada circuito. Porém, os mais comuns, para que você se saia bem na corrida, são os treinos que incluem exercícios em suspensão, subidas de corda, agachamentos, saltos e o rastejar. Essas são características comuns em grande parte dos obstáculos, fazendo com que você consiga superar os empecilhos com mais facilidade.

O treinamento, no entanto, requer um tempo mínimo, para o bom preparo físico. Para uma corrida de 7 km, por exemplo, o aconselhável é que você já esteja investindo no Crossfit há pelo menos três meses, sendo que a frequência mínima dos treinos deve ser quatro vezes na semana. E aí, topa se preparar?

(Fonte: Joel Fridman, head coach do ginásio CrossFit Brasil – São Paulo)