CrossFit e Reebok entram em acordo após disputa na justiça

Atualizado em 29 de agosto de 2018
Mais em Notícias

Após entrar com uma ação judicial contra a Reebok, a CrossFit Inc. anunciou em um comunicado oficial que as marcas entraram em um acordo contratual e financeiro e que seguem a parceria. A fornecedora de materiais esportivos e principal patrocinadora do CrossFit Games estaria devendo US$ 4,8 milhões em royalties.

“A CrossFit, Inc. e a Reebok International Ltd. têm o prazer de anunciar hoje a resolução de todos os litígios relacionados ao contrato de licenciamento e que esperam continuar seu trabalho juntos como parceiros dedicados a melhorar a saúde individual e a forma física globalmente”, afirma a nota divulgada.

Os detalhes do acordo seguem confidenciais, mas o comunicado garante que a Reebok fará o pagamento dos valores contestados pela organização na ação movida ainda antes do CrossFit Games 2018. “Cada parceria enfrenta desafios de tempos em tempos. Grandes parcerias aprendem com eles, os superam e se fortalecem na resolução deles”, disse Jeff Cain, diretor executivo da CrossFit.

 

 

As marcas firmaram contrato de licenciamento e patrocínio de dez anos ainda em 2010, garantindo a Reebok como patrocinadora oficial do CrossFit Games e única com direitos de uso da marca em produtos de vestuário e calçados. Com isso, a fornecedora deve repassar para a CrossFit Inc. um percentual financeiro garantido em contrato, acordo que não vinha sendo cumprido.

Segundo a CrossFit Inc., o problema teve início em 2013, quando perceberam a Reebok alterou a forma do cálculo e do pagamento dos royalties& (quantia paga por alguém ao proprietário pelo direito de usar, explorar ou comercializar um produto) direcionados à organização, o que reduziu a quantia que deveria ser recebida. O uso desse cálculo por parte da marca seguiu até 2016 sem o consentimento da organização.

Os boatos colocaram em cheque a parceria entre as marcas, que deverá ser mantida ao menos até 2020, ano do fim do contrato. Se é certo que Reebok e CrossFit Inc. seguem juntas, ainda é incerto o futuro do CrossFit Games, que deve sofrer mudanças drásticas em seu formato.