CrossFit Deep Freeze, o box mais gelado do mundo

Atualizado em 12 de junho de 2017
Mais em Notícias

Qual seria a sua reação ao saber que existe um box de crossfit na Antártida? O CrossFit Deep Freeze é o único box neste continente. Fica na estação McMurdo, uma base científica americana localizada na Antártida, ao sul da Nova Zelândia. É a maior base científica do continente. A estação é capaz de abrigar cerca de mil cientistas, visitantes e turistas.

A missão da CrossFit Deep Freeze, um box militar, é trazer uma opção de condicionamento físico para quem está vivendo em um dos lugares mais remotos do planeta. Com constantes temperaturas negativas, é preciso pensar fora da caixa para montar WODs diferenciados, pois uma corrida fora das instalações pode ser fatal.

O head coach Daniel José, 28 anos, tem os certificados Level 1, Level 2, Kettlebell e Gymnastics. Serviu a aeronáutica americana por 10 anos e hoje é o head coach do box mais ao sul do mundo. Confira abaixo a entrevista exclusiva para o WOD News:

 

 

WOD News: Onde você nasceu?
Daniel: Nasci em Bremerton, Washington, EUA (uma cidade próxima de Seattle)

WN: Qual é a sua experiência esportiva antes do crossfit?
Antes de conhecer o crossfit eu praticava todos esportes que conseguia quase todos os dias. Quando eu entrei para a aeronáutica americana, comecei a fazer musculação. Isso foi em 2005 quando fui enviado para o Kuwait. Lá, eu também jogava basquete, flag football e softball.

Como você conheceu o crossfit?
Conheci em 2009, quando estava em Rota, na Espanha. O coach Fred Passin me convenceu que eu seria bom nisso. Depois que comecei não consegui mais parar. Em 2012, fui transferido para a Turquia, onde me certifiquei Level 1 pela CrossFit Inc.. Chegando lá, abri o meu box militar na cidade de Incirlik.

Como é o seu treino hoje?
Treino uma hora por dia, que consiste em alongamentos, solturas, técnicas e WOD. Também gosto de jogar futebol para complementar.

O que você faz na Antártida?
Sou mecânico de equipamentos para aeroportos. Trabalho com geradores a diesel, compressores de ar, aquecedores e sistemas hidrônicos. Basicamente tudo que uma aeronave precisa para manutenção.

Como é um box militar?
Temos muitos militares neozelandeses e americanos nas classes. No verão, recebemos a guarda nacional de Nova York: eles chegam com uma aeronave LC-130 com ski nos trens de pouso para a pista de gelo.

No verão é possível treinar ao ar livre?
Na Antártida, mesmo no verão, não é possível treinar do lado de fora da estação. Eu fico na base somente no verão, que começa em março e termina em outubro.

Há quanto tempo existe a CF Deep Freeze?
O box começou em julho de 2014. Foi na mesma época em que eu deixei a aeronáutica para me tornar um civil novamente e trabalhar aqui na base de McMurdo.

Quantos alunos você tem?
No verão do ano passado, tivemos duas aulas por dia. Uma pela manhã e outra à noite. Tive ajuda de outro treinador para as aulas noturnas. Temos 22 alunos.

Quais são seus planos para o futuro?
No momento eu já deixei a Antártida e este ano não devo voltar para lá. Um outro coach está lá para tocar o box até o fim do verão.

Veja aqui o site do box Deep Freeze