Conheça os seis brasileiros que estarão no CrossFit Games 2018

Atualizado em 26 de julho de 2018

O ano de 2018 ficou marcado para história do crossfit brasileiro. Superamos a marca de mil boxes oficiais, sediamos o Open 18.1 e uma etapa dos Regionais com recorde de atletas do país participando. Além disso, teremos seis participantes no CrossFit Games 2018, o maior número desde que a competição foi criada, com um deles na elite.

O evento acontece entre os dias 1 e 5 de agosto em Madison, no estado norte-americano de Wisconsin. Serão cinco dias de competições e diversas provas que mesclam exercícios de levantamento de peso olímpico, ginástica, atletismo, entre outras modalidades. Conheça abaixo os representantes do Brasil.

Os seis brasileiros do CrossFit Games 2018

Pablo Chalfun – 25 anos

Pablo Chalfun é o grande nome do crossfit brasileiro em 2018 e carrega a responsabilidade de ser o primeiro brasileiro na elite do CrossFit Games. Aos 25 anos, o ex-atleta da seleção brasileira de futebol americano estará junto dos grandes nomes da modalidade como Mat Fraser, Pat Vellner e Noah Ohlsen em busca do título de homem mais bem condicionado do planeta.

Mas se engana quem pensa que Pablo foi unanimidade no Brasil. O carioca foi 30º colocado no Open e dependeu de desistências e atletas que competiram por equipes para se garantir no Latin America Regional, no Rio de Janeiro. Competindo em casa, surpreendeu a todos, superou favoritos e fez história ao vencer a etapa.

Categoria: Elite
Crossfit desde: 2013
Box: Valente CrossFit
Movimento preferido: Overhead Squat
Movimento que menos gosta: Sumo Deadlift High Pull
Benchmark preferido: Diane
Esporte antes do crossfit: Futebol Americano

Luiza Marques – 16 anos

Luiza Marques vai para a sua terceira participação no CrossFit Games. A jovem, atleta da Park CrossFit, estreou ainda com 14 anos e obteve o seu melhor resultado. Luiza foi 8ª colocada em 2016. No ano passado, classificou-se novamente para a competição, terminando em 12ª entre as 20 meninas de sua idade.

Rumo ao CrossFit Games 2018, a pequena goiana foi 19ª no Open. No Online Qualifier, segunda etapa classificatória para os atletas teens e masters, Luiza subiu muitas posições e finalizou em 11º lugar, se garantindo entre as 20 melhores da categoria e carimbando sua ida para Madison, nos EUA.

Categoria: 16-17 anos
Crossfit desde: 2013
Box: Park CrossFit
Movimento preferido: Snatch, Muscle-Up e Handstand Walk
Movimento que menos gosta: Remo e Deadlift
Benchmark preferido: Amanda e Fran
Esporte antes do crossfit: Ginástica

Lucas Pusch – 17 anos

O atleta do interior de São Paulo começou novo no crossfit, mas só depois de quatro anos de prática que garantiu a sua vaga na maior competição do mundo. Lucas não é o primeiro brasileiro a competir na categoria 16-17 do CrossFit Games. No ano passado, Guilherme Malheiros estreou na competição e ficou com a medalha de prata.

Lucas Pusch ficou na 14º colocação no Open 2018. No Online Qualifier alternou bons e maus resultados, subiu duas posições e fechou em 12º, se colocando entre os 20 melhores de sua categoria.

Categoria: 16-17 anos
Crossfit desde: 2014
Box: CrossFit Fratelli
Movimento preferido: Rope Climb
Movimento que menos gosta: Handstand Push-Up
Benchmark preferido: Fran
Esporte antes do crossfit: Natação, corrida e taekwondo

Renata Pimentel – 35 anos

Renata Pimentel é uma realidade no crossfit brasileiro. Soma bons resultados em competições nacionais, como o terceiro lugar no TCB 2017, o maior campeonato do Brasil. Nesse ano, a atleta mostrou que é uma das melhores mulheres no cenário nacional.

No Open 2018, foi primeira colocada na América do Sul, garantindo sua vaga no Latin America Regional e se colocando como uma das favoritas a conquistar uma vaga na elite do CrossFit Games 2018. Aos 35, também poderia disputar o Online Qualifier entre as atletas master. Renata não só participou, como fechou a etapa entre as 5 melhores do mundo, garantindo sua vaga entre as atletas experientes.

A cearense optou por focar seus treinos para competir na categoria master, não foi ao Rio de Janeiro para disputar o Latin America Regional, mas é uma das maiores chances de medalha do Brasil nessa edição do Games.

Categoria: 35-39 anos
Crossfit desde: 2014
Box: CrossFit Gurkha
Movimento preferido: Hang Clean
Movimento que menos gosta: Pistol
Benchmark preferido: Grace
Esporte antes do crossfit: Jiu Jitsu

Cris Tourinho – 49 anos

Assim como Luiza Marques, Cris ruma pra sua terceira participação consecutiva no CrossFit Games. Fez sua estreia em 2016 na mesma categoria que competirá nesse ano, finalizando na 10ª posição entre 20 competidoras. Em 2017 voltou aos EUA e finalizou o evento na mesma colocação anterior.

No Open 2018, a paulistana finalizou novamente na 10ª posição. No Online Qualifier teve dois maus resultados que quase ameaçaram sua vaga no CrossFit Games 2018, mas conseguiu fechar a etapa na 19ª colocação.

Categoria: 45-49 anos
Crossfit desde: 2013
Box: CrossFit Moema
Movimento preferido: Handstand Push-Up e Bar Muscle-Up
Movimento que menos gosta: Double Under
Benchmark preferido: Diane
Esporte antes do crossfit: Ginástica

Leonardo Lima – 51 anos

Leonardo Wernersbach Lima pratica crossfit há três anos e, mesmo começando aos 48, já conquistou uma vaga na maior competição do mundo. Ex-atleta de judô, musculação e corrida, conta com o treinador Junior Carvalho em sua preparação.

Foi 6º colocado no Open 2018, e no Online Qualifier não teve dificuldades para se manter entre os melhores da categoria. Fechou na 8ª colocação da segunda etapa, e também é uma esperança de medalha entre os atletas que estarão em Madison. 

Categoria: 50-54 anos
Crossfit desde: 2015
Box: CrossFit Canal
Movimento preferido: Todos
Movimento que menos gosta: Double Under
Benchmark preferido: sem preferência
Esporte antes do crossfit: Judô, surfe, musculação e corrida