CrossFit Games

Pablo Chalfun: “Se deu certo nos Regionais, pode acontecer no Games”

Pra quem você torceu nas últimas edições do CrossFit Games? Os atuais campeões Mat Fraser e Tia-Clair Toomey são os favoritos ao título, mas outros nomes como Noah Ohlsen, Brent Fikowski, Sara Sigmundsdottir e Katrin Davidsdottir contam com a simpatia da galera. Mas esse ano o público brasileiro – e de toda a América Latina – tem pra quem torcer: Pablo Chalfun.

Classificado para o CrossFit Games 2018, o atleta da Valente CrossFit venceu o Latin America Regional e será o primeiro atleta do Brasil a representar o país na elite da competição. Em parceria com a Reebok Brasil, o WOD News fez uma entrevista exclusiva.

“Não importa se você é o Mat Fraser ou o Noah Ohlsen. Se eu tiver que ganhar uma prova de você, eu vou ganhar. Estou confiante na minha preparação”, comentou o Pablo Chalfun. Ele também falou sobre seu mau resultado no Open e a volta por cima para vencer o Regional no Rio. Leia e assista à entrevista completa abaixo:

 

 

WOD News: Como você justifica a 30ª posição no Open, que quase te deixou de fora do Latin America Regional?
Pablo Chalfun: Foi um pouco de falta de experiência. A gente fica acostumado a repetir os WODs e quase sempre ir melhor. Eu fui tentar me garantir nisso e foi uma escolha ruim. Depois da primeira semana [Open 18.1] juntou um pouco o nervosismo com a pressão que eu mesmo me coloquei, baixou minha imunidade e eu fiquei muito gripado. Eu perdi 10 libras, quase 4,5 kg. O WOD 5 [Open 18.5] era um workout bom pra mim e eu consegui dar uma recuperada, foi o que me salvou. Eu sabia que eu estava bem condicionado, mas eu executei mal e fiquei gripado.

WOD News: Ao final do Open 2018, quando você viu sua colocação final, você chegou a se preocupar?
Pablo Chalfun: Eu já estava achando que eu não ia classificar. Na verdade, pra mim, eu já sabia que eu não ia classificar. Eu tinha um pingo de esperança. Chegou num ponto que eu queria acabar logo com a ansiedade e comecei a mandar mensagem pra todo mundo que estava na minha frente: você não respondeu ainda! Você vai ou não vai? Vai em time ou vai no individual? Responde logo! Mandei pra uns três ou quatro (risos).

WOD News: E como foi a sua preparação rumo ao Regional, antes e depois da confirmação da vaga?
Pablo Chalfun: Eu continuei minha preparação como se eu já estivesse classificado, mesmo sem a confirmação da vaga. Eu sabia que eu teria que virar uma pessoa neurótica para ir bem como eu queria, que era classificar para o Games. Eu restringi a minha alimentação, não comia nada industrializado. Diminui as aulas de manhã, pois não é fácil manter a função de atleta e coach.

WOD News: E os últimos momentos da sua preparação rumo ao CrossFit Games 2018?
Pablo Chalfun: Eu estou quase simulando um Games. O volume é muito maior que o Regional, são mais dias, mais provas. Uma das sessões pelo menos o objeto é experimentar uma coisa nova. Conheci um pouco de escalada, que talvez possa cair alguma coisa, fiz pentatlo naval, pentatlo militar, pra não ser pego de surpresa.

WOD News: E como será dividir a arena com os maiores nomes mundiais do crossfit?
Pablo Chalfun: Vai bater o nervosismo na hora do briefing, quando olhar pro lado e ver que os caras estão ali no mesmo lugar que você, ouvindo as mesmas instruções. Na hora das provas é diferente. Se cair alguma coisa diferente que ele nunca fez e eu já fiz, um abraço (risos). Eu vou ganhar essa prova de você, não importa se você é o Mat Fraser ou o Noah Ohlsen. Minha preparação me permitiu isso.

WOD News: Você está confiante? O que podemos esperar de você no CrossFit Games 2018?
Pablo Chalfun: Eu estou confiante na minha preparação, estou confiante que se cair alguma coisa que seja diferente e eu já fiz eu vou estar um passo a frente do cara, e aí não importa se ele é mais condicionado. Eu vou ter a técnica e ele não, ele vai ficar pra trás. Tudo pode acontecer. Não aconteceu no Regional? Então vamos pra cima no Games também!

Rodolfo Gaioto

Share
Published by
Rodolfo Gaioto

Recent Posts

MOV

33 minutos ago

Eco SP

33 minutos ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago