Use a corrida no combate ao estresse

Atualizado em 21 de dezembro de 2017
Mais em Treinamento

Você tem um dia cansativo, cheio de cobranças e metas a serem batidas. Chega o fim do dia o que você menos quer é sair para o treino, já que o estresse está nas alturas. Essa, infelizmente, é a rotina de muitos praticantes da corrida. Eliminar tais problemas pode parecer difícil e (até!) impossível. Mas saiba que se você fizer o caminho inverso, e sair para correr mesmo no auge do cansaço psicológico, conseguirá deixar essa tensão longe de você, encontrando alívio para o estresse e mais qualidade de vida.

Como a corrida faz com que o corpo produza endorfina, hormônio considerado analgésico, quando você passa a se exercitar, diariamente, vivencia o estado de bem-estar e sua condição psicológica passa a ser mais positiva. Mesmo passando por momentos de tensão ou vivendo em um clima desfavorável, as passadas podem melhorar as condições do dia a dia, para que você enfrente os problemas. Na teoria parece lindo conseguir tirar as pedras do sapato com uma das atividades que você tanto gosta. Mas como colocar isso em prática? Tente seguir os próximos três passos:

1. Foque no presente
A melhor maneira de se livrar do estresse é se concentrar no momento que você está vivendo, em lugar de ficar remoendo as emoções negativas do dia anterior ou, até mesmo, pensando nos problemas do futuro. Assim, sua mente ficará mais leve e aberta, sem ficar martelando as questões que o atormentam. Aproveite o presente para curtir o seu treino, pois, desta maneira, os resultados serão mais perceptíveis e você ainda conseguirá correr melhor.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  JOELHOS: USE PASSADAS CURTAS A SEU FAVOR
icon texto_menor  DEIXE AS LESÕES BEM LONGE DE VOCÊ
icon texto_menor  CALORÃO: TOME CUIDADO COM A DESIDRATAÇÃO

2. Enxergue o copo meio cheio
Manter pensamentos bons é uma das dicas principais para enfrentar os problemas e diminuir o estresse. Se você pensar positivo, e colocar na cabeça que irá realizar uma boa corrida, aos poucos, os resultados começam a aparecer. Lembre-se de que as passadas fazem você esquecer os problemas e o estresse da rotina por alguns instantes, o que gera o aumento da sua autoestima e da sua autoconfiança, implicando em mais resistência para encarar os quilômetros e questões que vêm pela frente.

Quer mais uma dica? Selecione, na sua memória, imagens, músicas, palavras ou momentos que trazem boas sensações. Assim, durante a corrida, você conseguirá manter o controle, a motivação e o equilíbrio, esquecendo-se dos fatos ruins que causam o estresse.

3. Corra em novos lugares
Escolha outras ruas, a praia, o campo ou até as trilhas… A ideia é que você se exercite em outros locais para mostrar a sua mente novas cenas e caminhos. Esse tipo de alteração na rotina ajuda a espairecer e mostra outros pontos que você, talvez, não tenha observado: o céu limpo, as árvores ou até as pessoas ao seu redor.

(Fonte: Kátia Malaguti, consultora em psicologia do esporte no Rio de Janeiro)