Três alongamentos para as pernas

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Antes de começar um treinamento, são necessários alguns cuidados especiais. À medida que a quilometragem e a intensidade das passadas aumentam, as chances das pernas ficarem pesadas e duras também são elevadas. Um bom alongamento pode ajudar a manter a flexibilidade da musculatura em dia e evitar que isso aconteça.

“O alongamento aumenta a performance das fibras musculares, o que automaticamente melhora o treinamento, a força da musculatura e previne lesões”, afirma o ortopedista Marcelo Filardi.

++ Leia Mais
>> Dica do Especialista: Como aquecer melhor
>> Alongamento x aquecimento: qual fazer?
>> Complementos da corrida: SGA (vídeo)

O diretor técnico da Life Training Assessoria, Leandro Sandoval, explica três exercícios de alongamento para antes e depois dos treinos.

Adutores

Fique de pé com as pernas bem afastadas, os pés paralelos e alinhados um à frente do outro. O tronco deverá se manter reto, enquanto o abdômen ficará contraído. Apoie a mão em cima do joelho direito e o flexione o máximo que conseguir. Mantenha a posição por 30 segundos e repita o mesmo movimento com a perna direita.

Quadríceps

Com o corpo em pé, mantenha o abdômen contraído e flexione o joelho esquerdo puxando a ponta do pé para trás. Permaneça com o tronco reto e alinhando por 30 segundos, depois faça o mesmo com o joelho direito.

Panturrilhas

Também em pé, deixe o corpo reto, levemente inclinado à frente e com abdômen contraído. Mantenha a perna direita estendida e flexione o joelho da esquerda apoiando em alguma parede ou árvore. Fique na posição por 30 segundos, sem tirar o calcanhar do chão, depois repita o movimento trocando de pernas.