Treino regenerativo: recupere-se, já!

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Depois de uma prova ou um treino puxado, que exigiu bastante do atleta, é fundamental a recuperação plena antes de forçar em mais uma rotina. E que tal treinar para se recuperar? Essa é a proposta da corrida regenerativa. “Podemos dizer que é um descanso ativo. Uma atividade aeróbica de pouco esforço físico que auxilia na prevenção de lesões e facilita o processo de recuperação”, diz Eduardo Bigarelli, diretor técnico da Bigah Assessoria Esportiva, em São Paulo.

Quando utilizar?
De acordo com o treinador, os regenerativos devem ser utilizados no dia seguinte a uma rotina muito forte ou uma prova, “sempre que a intensidade do exercício físico ficar entre 60% e 75% do VO2 máximo (entenda melhor na reportagem VO2 máximo: uma carta na manga)”. O especialista explica: “quanto maior a formação de lactato (composto orgânico produzido pelo organismo após a queima da glicose para obtenção de energia, sem a presença do oxigênio) no músculo, mais lenta e menor a sua remoção”. O acúmulo de lactato é um dos motivos das dores musculares após uma atividade física. A corrida regenerativa serve, justamente, para que a quantidade do composto seja eliminada mais rapidamente.

Quem deve fazer?
Geralmente, atletas que buscam baixar seus tempos em competições são os que treinam de maneira mais intensa, portanto, os mais indicados a realizarem os regenerativos. “Porém, sempre que um corredor, independente do nível, realiza um treinamento mais exigente do que o normal, é importante aplicar a técnica”, lembra o treinador. A quantidade de vezes a ser realizado por período varia de acordo com os treinos.

Quanto melhor o preparo físico, melhor a recuperação
Segundo Bigarelli, ao melhorar o condicionamento físico “passamos a gastar menos energia para o mesmo esforço que realizavamos antes”. Como resposta, o corpo se recupera muito melhor de um treinamento mais intenso. “Os regenerativos passam a fazer mais efeito, já que menos lactato é acumulado.”

Outros regenerativos
Na reportagem Recuperação ativa para corredores, você pode ver outras formas de realizar treinamentos regenerativos, além da corrida.